Armazenagem de medicamentos e seus cuidados - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos e seus cuidados

RV Ímola 16/08/2019
274 Comentários

Armazenagem de medicamentos é essencial para o bom funcionamento de sua empresa.

Isso porque, sem uma armazenagem de medicamentos adequada, ao sair do distribuidor, esses produtos podem sofrer danos que comprometam a sua integridade e, por consequência, tornem-se ineficientes para uso comercial.

armazenagem-de-medicamentos-e-seus-cuidados

Pensando nisto, é aqui que a terceirização da armazenagem de medicamentos se torna indispensável: garantir que sejam sejam atendidas todas as regulamentações e que seja garantido um atendimento preciso para o seu consumidor final: o paciente. E para entendermos a vantagem da terceirização da logística hospitalar e a armazenagem de medicamentos, listamos os passos fundamentais para o controle eficiente de medicamentos e insumos médicos na sua gestão de logística hospitalar:

  • Locais de armazenagem de medicamentos

O setor de armazenagem de medicamentos tem a preocupação de garantir a integridade física e a qualidade do produto armazenado. Além de uma armazenagem de medicamentos com controle de estoque que respeite datas de fabricação e validade, é imprescindível garantir a rastreabilidade do material que entra e sai, evitando gastos e desperdícios.

  • Transporte de medicamentos seguro e adequado

O transporte adequado de vacinas, bio medicamentos, hemoderivados e outros produtos que necessitam de controle de temperatura contam com completa e moderna infraestrutura, além de um adequado controle de temperatura. Nossos motoristas, por exemplo, são treinados constantemente nos procedimentos operacionais relacionados à gestão logística com os sistemas e planos de viagens, gerenciamento de risco, condução econômica e segura de veículos, uso do rastreador, manutenção e cuidados básicos com os veículos.

  • Gestão de estoque

Muitas instituições têm dificuldades em obter informações precisas sobre seus estoques. Com a aplicação da automação, este controle é otimizado e, dependendo do nível empregado, é possível obter inventários em tempo real. A gestão de medicamentos, neste cenário, agiliza as decisões estratégicas e emergenciais dos profissionais da saúde, permitindo que a demanda seja calculada com base em históricos precisos e em caráter preventivo.

  • Normas e determinações da Anvisa

Como falamos aqui, existem regras da Anvisa para abastecimento e sistema de logística. Por exemplo, o transporte refrigerado deve ser feito em veículos com baús isotérmicos e com temperaturas variando de 2 a 8 graus. Isso é previsto para não comprometer os componentes dos medicamentos, já que temperaturas elevadas ou fora desse padrão podem danificar a qualidade do produto.

Se a sua empresa ainda não possui um parceiro de confiança para cuidar da logística hospitalar e da armazenagem de medicamentos, conheça a RV Ímola. Empresa especializada em logística hospitalar, que conta com antecâmara climatizada e docas climatizadas para dar mais segurança no armazenamento e distribuição de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar