Armazenagem de medicamentos: por que terceirizar? - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: por que terceirizar?

RV Ímola 08/05/2020
271 Comentários

Armazenagem de medicamentos tem sido um dos principais focos das instituições de saúde.

Os serviços das empresas de armazenagem de medicamentos têm sido cada vez mais especializados a fim de garantir a redução de desperdício nas unidades de saúde e assegurar a conservação dos medicamentos nos estoques. Isso inclui, por exemplo, a contratação de empresas de logística hospitalar para a realização de atividades que podem interferir no equilíbrio financeiro das unidades de saúde e na prestação dos serviços aos pacientes, entre elas, a gestão logística, o transporte refrigerado, os sistemas de distribuição de medicamentos e muitos mais.

armazenagem-de-medicamentos-por-que-terceirizarPara mostrar a relevância das empresas especializadas em logística hospitalar e comprovar que terceirização pode agregar ao ramo da saúde e à armazenagem de medicamentos, listamos abaixo alguns motivos básicos para você não pensar duas vezes antes de contratar esse tipo de serviço. Confira!

  • A empresa de logística hospitalar auxilia na redução de custos das clínicas e hospitais. Isso é possível porque elas já possuem a infraestrutura adequada para armazenagem de insumos hospitalares, controle de temperatura, transporte de medicamentos Além disso, essas empresas também possuem softwares e sistemas tecnológicos que ajudam no controle de qualidade e no rastreamento das cargas. Esses sistemas também são importantes para medir as metas e mapear oportunidades de melhorias nas operações de logística.
  • Gestão de pessoas é outro ponto relevante quando se pensa em contratar uma empresa de logística hospitalar ou de transporte de medicamentos. Essas empresas costumam acompanhar as melhores práticas do mercado e investem constantemente em treinamentos das equipes. Isso contribui para o sucesso no dia a dia de trabalho, o que resulta em processos mais eficientes e clientes finais satisfeitos.
  • Melhoria dos processos é outro diferencial importante quando o assunto é terceirização dos serviços de logística. Como já foi mencionado, essas empresas possuem experiência, sistemas e pessoas qualificadas para realizar diferentes tipos de atividades de logística hospitalar. Graças a isso, é possível acompanhar todos os processos com agilidade, detectar falhas e pensar em soluções de forma mais estratégica, sempre tendo como foco o crescimento das unidades de saúde.
  • Segurança e controle de qualidade também fazem parte da rotina das empresas de transporte de medicamentos e das empresas de logística como um todo. Elas estão sempre atentas às recomendações da Anvisa para evitar multas ou outros tipos de problemas que interfiram no serviço prestado aos clientes. Grande parte das empresas possuem certificações, como ISO 9001, e premiações importantes, o que gera mais confiabilidade na hora da contratação.
  • O quinto ponto essencial para levar em conta na hora de contratar uma empresa de logística hospitalar para cuidar do armazenamento de medicamentos é o retorno de investimento. Ou seja, ao deixar a armazenagem de produtos hospitalares nas mãos de quem realmente entende do assunto, os gestores podem dedicar seu tempo a atividades mais estratégicas dentro dos hospitais, o que interfere positivamente no desenvolvimento do negócio e na competitividade diante da concorrência.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar bastante reconhecida no ramo da saúde, que conta com profissionais qualificados e muita experiência em transporte de medicamentos, gestão logística, gestão inHouse, consultoria em logística e muito mais. Se você quer se destacar no ramo da saúde, vale a pena conhecer os diferenciais da RV Ímola.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber das novidades em armazenagem de medicamentos.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalaracesse aqui.

Voltar