Armazenagem de medicamentos é um assunto levado a sério nas unidades de saúde devido a constante preocupação com a qualidade e a segurança dos produtos hospitalares.
As empresas de logística hospitalar atuam como grandes parceiras de clínicas e hospitais para garantir a correta armazenagem de medicamentos. Isso resulta em mais proteção para o armazenamento de insumos hospitalares, que são extremamente sensíveis e não podem ficar expostos a condições adversas.
Além disso, a armazenagem hospitalar adequada faz com que os pacientes sejam beneficiados com um serviço confiável para o tratamento de doenças. Outro ponto relevante da logística de medicamentos é a redução dos desperdícios que podem afetar a sustentabilidade financeira das unidades de saúde.
Algumas dicas básicas são fundamentais para o gerenciamento de medicamentos e precisam ser praticadas com êxito no armazenamento de medicamentos em farmácia hospitalar. As principais são:
- O local de armazenamento de medicamentos precisa ser bem preparado: isso inclui higienização constante para evitar contaminação das mercadorias, ventilação adequada, boa iluminação e organização dos medicamentos para que sejam facilmente dispostos e localizados.
- Transporte refrigerado: esta etapa da logística de medicamentos precisa ser feita de forma planejada e com acompanhamento de um farmacêutico. Esse profissional é responsável por verificar as condições dos caminhões, a temperatura, o uso de embalagens adequadas e o cumprimento das normas de cada fabricante.
- Monitoramento de temperatura: esse cuidado é essencial para evitar que os medicamentos percam suas propriedades terapêuticas. É recomendado o uso de câmaras refrigeradas e sistemas avançados de cadeia fria para manter o controle térmico durante o transporte de medicamentos e armazenagem hospitalar.
- Gerenciamento de materiais hospitalares: essa etapa visa manter um controle mais rígido nos depósitos, especialmente no que diz respeito a prazos de validade, novas compras, entrada e saída de medicamentos etc. O uso de softwares de gestão e de consultoria de logística auxiliam nesse controle de estoque, além de otimizar o dia a dia das equipes que trabalham com armazenagem de medicamentos.
- Regras da Anvisa: a armazenagem hospitalar e o transporte de medicamentos devem ser feitos com base nas regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para evitar multas ou outros problemas que afetem os serviços oferecidos pelos hospitais e clínicas.
A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar com ampla experiência em armazenamento e distribuição de medicamentos. Com clientes em todo o Brasil e diversos prêmios, a empresa conta com serviços inovadores de unitarização de medicamentos, gestão InHouse, consultoria de logística, transporte refrigerado e muito mais. Vale a pena conhecer!
Imagem: Istock
Para saber mais sobre armazenagem de insumos hospitalares e transporte refrigerado, clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.
Para mais notícias sobre logística hospitalar, acesse aqui.