Armazenamento e distribuição de medicamentos: resoluções - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento e distribuição de medicamentos: resoluções

RV Ímola 17/04/2020
272 Comentários

Armazenamento e distribuição de medicamentos é um assunto que está sempre em pauta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

No ano passado, por exemplo, a Anvisa divulgou a RDC 304/2019 com novos direcionamentos para garantir segurança nas atividades de armazenamento e distribuição de medicamentos.

armazenamento-e-distribuicao-de-medicamentos-resolucoesO principal objetivo das medidas é evitar a perda de medicamentos, que gera prejuízos ao setor da saúde, e assegurar que pacientes receberão produtos de qualidade. Por isso, podemos afirmar que o armazenamento correto de medicamentos envolve processos cada vez mais desafiadores para o ramo de logística hospitalar e para a logística de medicamentos.

A nova resolução da Anvisa define que todas as partes envolvidas na produção, armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos têm responsabilidade sobre as mercadorias. Nesse sentido, a gestão logística deve ser feita de forma ética e sempre com eficiência.

Uma seção específica do documento aborda os cuidados no sistema de gestão de qualidade. De acordo com a Anvisa, o gerenciamento de materiais hospitalares e o armazenamento de medicamentos precisam zelar por todos os aspectos que influenciam a qualidade dos medicamentos ou dos serviços prestados. Isso inclui cuidados com transporte refrigerado, mapeamento térmico, controle de estoque, controle de umidade e monitoramento das cargas.

A instituição também determina que o tempo total de exposição dos medicamentos termolábeis à temperatura ambiente deve ser sempre registrado. Um ponto que merece destaque são as ações de gerenciamento de risco e os planos de contingência para proteger a armazenagem de medicamentos em casos de falta de energia, por exemplo.

Outras recomendações essenciais da Anvisa para as empresas de logística hospitalar incluem a infraestrutura, manutenção e limpeza de veículos de transporte de medicamentos, equipamentos e contêineres, qualificação das equipes e muito mais. Tudo isso é fundamental para o sucesso da armazenagem hospitalar e para a prestação de um serviço eficiente à população em geral.

A RV Ímola é uma empresa conceituada no ramo de gestão logística hospitalar e está sempre preocupada em estar à frente do mercado. Com soluções de logística premiadas, segue as diretrizes da Anvisa e investe constantemente em inovação para continuar contribuindo com o setor da saúde. Entre os destaques da empresa, estão: consultoria em logística, gestão InHouse, transporte refrigerado e armazenagem de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outras logística hospitalar e armazenagem de medicamentos, acesse aqui.

Voltar