Aguarde, carregando...

Soluções em transporte de medicamentos e gestão de logística hospitalar
ATENÇÃO! ARRUMEM A EMPRESA, VAMOS SOFRER UMA AUDITORIA!

11 de abr de 2022 Minuto com a Qualidade

ATENÇÃO! ARRUMEM A EMPRESA, VAMOS SOFRER UMA AUDITORIA!

É muito comum ouvir essa frase nas vésperas de uma auditoria de cliente ou mesmo uma auditoria interna. Entretanto, as auditorias não deveriam causar uma tensão ou sofrimento aos envolvidos.

A auditoria deve ajudar os departamentos e contribuir com oportunidades de crescimento e melhoria dos seus processos e controles. Devemos buscar fazer sempre o correto, seguindo os procedimentos e instruções no dia a dia, visando sempre a qualidade e o desempenho das atividades.

Então, não se prepare para uma auditoria, ESTEJA SEMPRE PRONTO!

Não tente esconder ou “arrumar a casa” na véspera da auditoria só traz mais problemas do que ajuda. O auditor (interno ou externo) sempre percebe ou o auditado não consegue manter a “história” por muito tempo. Trazendo assim, um desgaste a todos e Não Conformidades.

As não conformidades fazem parte do processo e não devem ser levadas como um “monstro / dedo duro” e sim como uma oportunidade para melhorar e desenvolver o sistema de gestão.

Se todos fizerem o seu “trabalho de casa”, buscarem atender os requisitos legais, realizar atividades conforme descrito nos procedimentos, e quando as falhas acontecerem, corrigirem e eliminarem, não existe motivos para sofrerem. A auditoria será apenas mais uma etapa do sistema de gestão a ser cumprido.

Na RV Ímola, as auditorias internas são realizadas anualmente em todas as unidades e conduzidas pelos auditores da equipe da Qualidade.

Durante a realização das auditorias, buscamos evidências do cumprimento das atividades, as conformidades. Garantir que, o que é documentado é cumprido de forma plena, que estamos cumprindo com todas as exigências legais e garantindo a qualidade do nosso serviço.

Com esse objetivo, foi criado pela Qualidade um Questionário de Auditoria, com todos os requisitos internos e externos (POPs, leis e etc) que devemos atender diariamente em nossas operações. No início da auditoria, as unidades sempre iniciam com 100% de pontuação, e a cada não cumprimento (não conformidade) identificado no momento da auditoria é retirado 1 ponto.

Portanto, no final de cada auditoria, teremos a pontuação da unidade, e conseguimos estabelecer a classificação de cada uma.

 

Hoje, nossas unidades estão com a seguinte classificação é:

Em desenvolvimento: Precisa de trabalho e empenho, precisa ter e seguir os POPs, atender requisitos legais, se preocupar com organização, limpeza e treinamentos. Ainda está se desenvolvendo, está em atendimento de até 40% dos requisitos.

Básico: Precisa de trabalho e empenho, ter e cumprir com os POPs, treinamentos, organização e limpeza. Está em atendimento de 41% a 50% dos requisitos.

Intermediário: Chegou à metade do caminho, continue. Está em atendimento de 51% a 80% dos requisitos.

Avançado: Unidade RV Ímola, está no caminho e atinge de 81% a 99% dos requisitos.

Show Case: Unidade RV Ímola que cumpre com 100% dos requisitos. Parabéns! É exemplo de operação.

 

Para as auditorias de 2022, nosso maior desejo é que todas as unidades RV Ímola sejam classificadas como Show Case!

Boa sorte a todos ….

 

 

Andresa Corsini

Supervisora da Qualidade e Auditora Líder.