Bem-estar corporativo é crucial para seu negócio crescer nos dias atuais.
Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), o Brasil já era considerado o segundo país com mais casos de Burnout no mundo em 2023. Essa síndrome, caracterizada pelo esgotamento mental extremo causado pelo excesso de trabalho, é um exemplo perfeito de como uma cultura competitiva exacerbada pode ser prejudicial a toda uma geração de trabalhadores, tornando cada vez mais necessário programas de bem-estar corporativo.
E isso vai muito além do funcionário. Empresas que praticam metas inatingíveis, prazos impraticáveis, e não possuem um planejamento na rotina de trabalho não só alimentam o aumento de síndromes desse tipo, como também afetam sua própria produção e eficiência, como alguns dados apontam. Segundo a Wellhub, “99% dos líderes de RH veem aumento na produtividade dos colaboradores graças ao programa”.
Atualmente, uma empresa que quer se manter competitiva precisa garantir o bem-estar corporativo, seja da indústria metalúrgica, do mercado financeiro ou do transporte e armazenamento de medicamentos como a RV Ímola.
Como nossa empresa lida com o bem-estar corporativo?
Como a revista RH para Você deixa claro, “falhar em criar um ambiente de pertencimento e propósito pode custar os melhores talentos para os concorrentes.” Isso significa que não adianta falar de boca para fora. É preciso ter uma estrutura adequada, verdadeira e ativa para assegurar que suas equipes estejam satisfeitas e alinhadas e, consequentemente, sejam produtivas.
Por isso, na RV Ímola, trabalhamos constantemente para trazer soluções acolhedoras e formatos de trabalho que tragam bem-estar corporativo. Afinal, sabemos que uma cultura organizacional sólida, sustenta a inovação e transforma resultados, garantindo menor turnover e mais profissionais comprometidos.
Pode-se dizer que, para 93% dos profissionais, hoje, o bem-estar tem pelo menos o mesmo peso que a remuneração salarial, e 86% deixariam uma empresa que não priorize esse fator, afirmam os dados da Pesquisa do Bem-Estar Corporativo da Wellhub citado anteriormente. Ou seja, temos que ir muito além de ser uma empresa de logística de medicamentos, é preciso enxergar com empatia as necessidades das nossas equipes e o quanto conseguimos ajudá-las a melhorar o clima organizacional, bem como, manter sua saúde emocional em dia.
Grandes empresas têm investido na saúde integral dos colaboradores com programas de bem-estar corporativo.
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode ser desafiador desde sempre, mas, com o ritmo acelerado da vida moderna, tem sido importante olhar para outras demandas do mercado, além de produtos e serviços. Como uma empresa de logística de medicamentos, a RV Ímola, além de investir em infraestrutura, tecnologia e treinamentos, também se preocupa com a saúde mental e física de seus colaboradores.
Bem-estar corporativo caminha lado a lado com equipes mais produtivas e engajadas. Durante o processo de melhoria, é de suma importância ouvir os colaboradores, criar um ambiente propício às suas sugestões, e obviamente medir ao longo do tempo o resultado e engajamento dos colaboradores às iniciativas implementadas.
Por Patrícia Moreni