Armazenagem climatizada: entenda a importância - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem climatizada: entenda a importância

RV Ímola 28/05/2019
240 Comentários

Armazenagem climatizada é fundamental para a conservação de medicamentos e insumos médicos na cadeia logística.

Entretanto, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre as vantagens que os serviços terceirizados podem proporcionar para a gestão, como a redução dos gastos e a redução dos medicamentos perdidos com a armazenagem climatizada e/ou cadeia fria.

O setor de armazenagem tem o papel de garantir a integridade física e a qualidade do produto entregue, analisando rótulos e etiquetas, principalmente com materiais e insumos importados, que têm a necessidade de serem adaptados ao local, quando trazidos de outros países. Além de uma armazenagem de medicamentos com controle de estoque que respeite datas de fabricação e validade, é imprescindível garantir a rastreabilidade do material que entra e sai, evitando gastos e desperdícios. O setor de armazenagem envolve também o processo de separação e expedição de acordo com a necessidade do cliente. Por isso, o suporte das empresas de logística especializadas no assunto é fundamental para garantir tal conservação.

E é justamente a qualidade dos fármacos que preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU), que, por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que até 50% das vacinas produzidas em todo o mundo são entregues já decompostas devido a armazenagem incorreta.

Para evitar o desperdício, o controle de cada setor envolvido no processo de distribuição, recebimento e armazenamento de insumos hospitalares deve ser feito de forma rigorosa. Mas a novidade no que diz respeito a armazenagem hospitalar é a forma com que esses processos são conduzidos. A manutenção da qualidade para redução de desperdícios, etapa simples, mas que exige atenção, ainda deixa muito a desejar.

Por isso, é necessário pensar em empresas de armazenamento e distribuição de medicamentos controlados. A terceirização da logística traz uma economia com equipe, equipamentos, estrutura e outros quesitos. Além disso, o transporte refrigerado, sempre dentro das normas da Anvisa, diminui consideravelmente o risco de extravio de medicamentos e insumos.

Afinal, todo produto médico contém uma série de normas e cuidados e a armazenagem de materiais hospitalares deve ser feita de forma responsável, a fim de evitar a falta ou até mesmo o desperdício de medicamentos.  Por este motivo, na hora de terceirizar o gerenciamento de materiais hospitalares, é importante que você pense em um parceiro logístico que tenha portfólio no assunto, atenda a todas as regulamentações e garanta um atendimento preciso.

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, que conta com antecâmaras climatizadas e docas climatizadas para dar mais segurança na armazenagem e no transporte de seus medicamentos. Para saber mais sobre nossos serviços de armazenamento de insumos hospitalares, entre em contato conosco.

Conheça mais dos nossos serviços! Entre em contato com nossos consultores e acesse também a nossa página do Linkedin para mais informações.

Voltar