Armazenagem de medicamentos: eficácia da câmara fria - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: eficácia da câmara fria

RV Ímola 24/07/2020
227 Comentários

Armazenagem de medicamentos é uma atividade que lida com produtos sensíveis e que precisam de cuidados especiais. Isso porque qualquer falha no controle de temperatura pode resultar em prejuízos gigantescos.

Nesse sentido, as empresas que trabalham com armazenagem de medicamentos e transporte refrigerado têm se tornado cada vez mais relevantes para o setor da saúde, especialmente neste momento de pandemia e grande número de testes para Covid-19. Graças à infraestrutura oferecida por essas empresas, a logística de medicamentos consegue ser feita de forma segura, eficaz e de acordo com as regras estabelecidas pela Anvisa.

armazenagem-de-medicamentos-eficacia-da-camara-friaUm dos pontos fundamentais para ter êxito no armazenamento e distribuição de medicamentos são as câmaras frias, que conseguem deixar as mercadorias (vacinas, remédios, testes etc) em condições térmicas adequadas desde a saída da fábrica até a chegada ao consumidor final. Geralmente, essas câmaras mantêm os produtos sob temperatura entre 2 e 8 graus, podendo chegar até 25 graus negativos.

Os sistemas e processos da cadeia fria também incluem mapeamento térmico, softwares de controle de temperatura, embalagens térmicas, baús isotérmicos e gelo. No transporte refrigerado, é indicado o uso de baús refrigerados nos caminhões e sistemas de monitoramento constante.

É fundamental, ainda, que o farmacêutico responsável pelas atividades de armazenagem hospitalar e transporte de medicamentos verifique as condições de higiene dos estoques e as orientações de cada fabricante. Além disso, é importante que as equipes sejam treinadas para minimizar as chances de erros no gerenciamento de materiais hospitalares.

Para os gestores de clínicas e hospitais, vale a pena optar pelos serviços de consultoria de logística para conhecerem as melhores práticas do setor sobre armazenamento correto de medicamentos e sobre os processos de cadeia fria.

Se você busca uma empresa conceituada para realizar um trabalho de excelência em armazenagem hospitalar, a RV Ímola é a melhor escolha. Reconhecida no ramo da saúde por suas soluções inovadoras, a companhia trabalha com transporte de medicamentos, gestão logística hospitalar, consultoria em logística, unitarização de medicamentos, Gestão inHouse e muito mais.

Para saber mais sobre armazenagem de insumos hospitalares e transporte de medicamentosclique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, acesse aqui.

Voltar