Blog

Armazenagem hospitalar: como evitar desperdício?

RV Ímola 23/10/2020
0 Comentários

Armazenagem hospitalar é uma atividade que interfere na sustentabilidade financeira das unidades de saúde.

Isso porque muitos medicamentos e vacinas precisam de cuidados especiais para não perderem a eficácia, especialmente no que diz respeito ao controle de temperatura e higiene. Nesse sentido, cada vez mais as empresas que atuam com armazenagem hospitalar e transporte de medicamentos devem estar atentas às regras da Anvisa para evitar desperdícios e outras falhas que possam comprometer a qualidade dos insumos hospitalares.

armazenagem-hospitalar-como-evitar-desperdicioUmas das orientações para manter a eficácia no armazenamento de medicamentos é ter atenção total à identificação dos produtos. É necessário, por exemplo, que as cargas sejam organizadas de acordo com número de lote, prazos de validade e outros detalhes. Esse tipo de procedimento otimiza as entradas e saídas nos depósitos.

Outro ponto importante na hora de receber mercadorias para a armazenagem hospitalar é sempre verificar a documentação e examinar as embalagens para conferir os dados e verificar possíveis avarias. As empresas de logística de medicamentos devem, ainda, manter suas equipes capacitadas sobre as regras do setor e sobre as boas práticas do mercado.

Além disso, um farmacêutico precisa acompanhar de perto todos os processos para garantir que os medicamentos cheguem em segurança aos pacientes. A armazenagem de produtos hospitalares também requer o uso de sistemas para controle de temperatura e mapeamento térmico para evitar perdas dos medicamentos termolábeis, que são muito mais sensíveis ao calor e à umidade que os remédios comuns, por isso, não podem ficar expostos a temperaturas elevadas.

Pensando nisso, uma das recomendações do Ministério da Saúde para a armazenagem de materiais hospitalares é que os equipamentos refrigerados tenham sistemas que gerem alarmes caso ocorra alguma variação de temperatura fora do limite permitido para cada tipo de medicamento.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar e consultoria em logística com clientes em todo o Brasil, bastante reconhecida por suas soluções inovadoras. Entre os serviços oferecidos pela companhia, estão:  transporte refrigerado, gestão inHouse, unitarização de medicamentos e armazenagem de insumos hospitalares.

Imagem: Pixabay

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalar e armazenagem de medicamentos, acesse aqui.

Os comentários estão desativados.

Voltar