Blog

Armazenamento e distribuição de medicamentos: saiba mais!

RV Ímola 08/09/2020
0 Comentários

Armazenamento e distribuição de medicamentos termolábeis precisam ser feitos com máximo cuidado pois são mais sensíveis que os tradicionais.

Por conta disso, qualquer falha nos processos de transporte refrigerado ou no armazenamento e distribuição de medicamentos podem ser altamente prejudiciais aos cofres das instituições de saúde, além de gerar danos para o tratamento de inúmeros pacientes.

armazenamento-e-distribuicao-de-medicamentos-veja-como-funcionamNesse sentido, o armazenamento de medicamentos em farmácia hospitalar deve ser feito de acordo com as recomendações de cada fabricante. Também é fundamental seguir todas as regras da Anvisa para garantir a estabilidade dos produtos. Alguns medicamentos, por exemplo, precisam ser refrigerados entre 2ºC e 8ºC. Outros remédios ainda mais sensíveis só conseguem manter suas propriedades terapêuticas se estiveram em temperatura entre -20ºC a -10ºC.

O farmacêutico é o profissional responsável por checar todos esses detalhes nos depósitos ou no processo de transporte de medicamentos. Indústrias farmacêuticas, clínicas e hospitais contam com o apoio das empresas de logística hospitalar para cuidar do gerenciamento de materiais hospitalares e medicamentos, o que gera muito mais segurança ao dia a dia de trabalho das instituições de saúde.

Outro ponto importante é que, além da infraestrutura adequada para armazenamento de medicamentos termolábeis, essas empresas investem constantemente em novas tecnologias e softwares essenciais para a gestão logística hospitalar e farmacêutica. Além disso, também oferecem consultoria de logística para treinar equipes e manter os gestores atualizados sobres as boas práticas do setor.

Com esses treinamentos, os profissionais ficam cientes sobre a importância do monitoramento térmico, dos sistemas de cadeia fria, das regras de higiene, do planejamento de rotas e outras questões estratégicas para o sucesso na logística de medicamentos. Tudo isso resulta em menos desperdício e mais eficiência para a armazenagem de materiais hospitalares.

A RV Ímola é uma empresa especializada em transporte refrigerado e logística hospitalar e farmacêutica que segue todas as diretrizes da Anvisa e já foi premiada diversas vezes por oferecer serviços inovadores para indústrias, clínicas e hospitais de diferentes portes. Se você está em busca de uma companhia responsável e com soluções confiáveis para gerenciamento de medicamentos, a RV Ímola é a melhor opção. Vale a pena conhecer e contratar nossa consultoria em logística!

Imagem: Revista Abrale

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalar e armazenagem de medicamentos, acesse aqui.

Os comentários estão desativados.

Voltar