Blog

Cadeia fria: saiba mais

RV Ímola 19/11/2019
0 Comentários

Cadeia fria, também chamada de Cold chain, é um processo fundamental para preservar as características e as substâncias de medicamentos ou produtos biológicos.

A cadeia fria é extremamente importante para as empresas de logística que prestam serviços para a indústria farmacêutica ou para hospitais, pois visa garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos que necessitam de controle de temperatura. Ela engloba toda a estrutura da armazenagem e distribuição de medicamentos, incluindo o transporte refrigerado, a armazenagem climatizada e o uso de recursos específicos para atender às exigências dos órgãos regulatórios.

cadeia-fria

Resumidamente, podemos classificar o controle de temperatura da cadeia fria de acordo com os seguintes padrões:

  • Refrigeração: para temperaturas entre 8°C e 15°C
  • Frio: para temperaturas que não excedam 8°C
  • Congelador: nível extremamente frio com temperatura entre -20°C e -10°C

Para assegurar o correto armazenamento de insumos hospitalares, as empresas de logísticas devem investir constantemente em novas tecnologias e em equipamentos de última geração, como antecâmara climatizada e docas climatizadas.

Os procedimentos precisam seguir as especificações de fabricante de cada produto e as normas da vigilância sanitária. Além disso, os locais de armazenamento de medicamentos devem ter dispositivos para o controle da temperatura a fim evitar perdas ou prejuízos causados pela falta de monitoramento.

O transporte de medicamentos deve considerar, por exemplo, o uso de baús isotérmicos, indicadores de temperaturas, elaboração de relatórios, plano de ação para gerenciamento de risco e outras ações.

Possíveis falhas na armazenagem refrigerada ou no controle do estoque geram danos financeiros irreversíveis ao setor de saúde. Muito mais do que a questão econômica, a falta de investimento em cadeia fria pode prejudicar pacientes, atrapalhar o tratamento de doenças ou interferir na credibilidade das instituições de saúde. Por este motivo, se tornou extremante relevante no Brasil e no mundo.

A RV Ímola, empresa com experiência comprovada em logística hospitalar e armazenagem de medicamentos, possui soluções diferenciadas em cadeia fria. Além de toda infraestrutura para armazenagem climatizada de insumos hospitalares, conta com equipes altamente qualificadas em processos de gestão logística. Em 2018, por exemplo, a companhia recebeu o prêmio inédito de Melhor Empresa na categoria Soluções para Cadeia Fria.

Para ler mais notícias sobre logística hospitalar, cadeia fria ou armazenagem de medicamentos, acesse aqui.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Deixe uma resposta

Voltar