Blog

Gestão de logística hospitalar: entenda a importância.

RV Ímola 27/09/2019
0 Comentários

Gestão de logística hospitalar é fundamental para o planejamento e o controle das atividades em uma instituição de saúde.

Esse cuidado é necessário para garantir a eficiência do serviço, o gerenciamento de risco, o alcance dos resultados e a correta armazenagem de insumos hospitalares. Seja no setor público ou no privado, a gestão de logística hospitalar faz total diferença para que pacientes e funcionários tenham um ambiente organizado e seguro, especialmente no que se referir à entrada e saída de medicamentos ou à reposição de materiais.

Soluções em logística para o setor farmacêutico

O mercado farmacêutico brasileiro tem superado expectativas e está entre os principais do mundo, atrás apenas de países como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Nesse artigo, vamos explicar como a logística hospitalar pode ser um diferencial competitivo.

A contratação de uma empresa de logística hospitalar é o que vai assegurar diferenciais estratégicos e alto padrão de excelência nas farmácias hospitalares.

Entre as vantagens oferecidas por um sistema de logística estão a redução de custos, o controle do estoque, ações para evitar desperdícios, transporte refrigerado de medicamentos e tudo o que envolva a melhor tecnologia em gestão hospitalar.

A logística de medicamentos possui uma série de etapas que seguem as normas da Anvisa. Para que o setor hospitalar sempre saia ganhando, a empresa responsável pelo transporte dos insumos deve priorizar por uma armazenagem climatizada, que pode ser feita em cadeia fria, docas climatizadas ou antecâmera climatizada.

A correta armazenagem hospitalar e farmacêutica vai garantir que o consumidor final receba um produto dentro do padrão de qualidade. Sem falar que a armazenagem refrigerada é essencial para que os remédios não estraguem ou sejam afetados por algum tipo de contaminação.

Importância da logística: o que levar em conta?

Como já explicamos, logística e gestão hospitalar devem ser prioridades para as empresas de saúde. O cuidado deve começar ainda na produção dos medicamentos e seguir por todas as outras etapas.

Nesse sentido, as soluções em logística oferecidas para o transporte de medicamentos precisam englobar a adequada gestão do estoque, o monitoramento das cargas e a escolha de rotas inteligentes.

Além disso, é importante valorizar a capacitação das equipes, treinamentos constantes, acompanhamentos de novas tecnologias do setor, preocupação com prazos, prevenção de acidentes e manutenção da frota.

Como escolher a melhor empresa de logística?

Saúde é um bem primordial para qualquer pessoa. Por isso, as empresas que trabalham com soluções em logística para o ramo hospitalar e farmacêutico devem zelar sempre pelo comprometimento, pela segurança e pela limpeza em todos os momentos. Esse é o caso da RV Ímola, que atua nesse segmento desde 2002 e é reconhecida por ter as melhores práticas.

Entre as soluções de destaque para a gestão da logística hospitalar, estão: automação logística (Logimat), Controle de Temperatura (SensorWeb), Consultoria em Suply Chain, consultoria em logística, transporte refrigerado, unitarização de medicamentos, Gestão in house, cold chain e muito mais.

Ao escolher uma empresa de logística hospitalar para o seu negócio, leve em consideração todos esses fatores. A experiência em sempre fazer o melhor e o altíssimo controle de qualidade são diferenciais da RV Ímola que vão trazer ainda mais sucesso para a gestão hospitalar do seu negócio.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, clique aqui.

Deixe uma resposta

Voltar