Blog

Gestão de Logística Hospitalar: qual a importância?

RV Ímola 29/01/2019
0 Comentários

Gestão de logística hospitalar ajuda no gerenciamento dos custos e no controle financeiro de uma empresa.

A gestão de logística hospitalar visa estabilizar quatro pilares importantes para uma instituição: mão de obra qualificada, execução facilitada de processos, softwares completos e infraestrutura para armazenamento de medicamentos e insumos.

Implementar esses quatro pilares vem sendo também um desafio para algumas instituições de grande ou pequeno porte. Isso aponta o porquê terceirizar o serviço tem se tornado parte tão importante nessas instituições.

Percebendo a necessidade de entender melhor sobre esse processo, criamos este artigo explicando sobre como fazer a diferença em sua equipe.

Redução de erros na administração de medicamentos

Com um time de logística hospitalar implementado em sua instituição, as chances de erros na administração de medicamentos reduzem consideravelmente.

Isso acontece porque há um controle de doses e quantidade de insumos utilizadas por paciente ou setor, evitando, assim, o desperdício e o extravio. Erros do tipo parecem simples, mas representam um impacto considerável nas finanças do hospital em longo prazo.

Melhorias de processos

Ter uma empresa de logística hospitalar ajuda a melhorar seus processos. Além das empresas de logística e gestão hospitalar terceirizadas serem capacitadas com métodos cada vez mais modernos, elas estão sempre focadas no exercício da função, evitando falhas comuns e que nem sempre são observadas pelo time interno.

Além disso, a gestão de suprimentos e logística hospitalar feita por uma terceirizada vai apontar as necessidades de atualização tecnológica da sua empresa. Você pode ter um processo eficiente, mas se não tiver com os sistemas tecnológicos atualizados, os processos serão comprometidos.

Investimento planejado em tecnologia

A logística de medicamentos, por exemplo, precisa de um acompanhamento direto para evitar gastos excessivos e não necessários para a empresa. Se não há uma distribuição de medicamentos planejada e controlada, as chances de perda de validade ou, até mesmo, falta de produtos, são altas.

O investimento planejado em tecnologia nos mostra quais os softwares precisam de atualização e quais as máquinas que sua empresa precisa para ter uma logística e gestão hospitalar eficiente.

Gerenciamento de risco

A sua instituição faz o gerenciamento de risco de todos os medicamentos e insumos? Existem algumas regras da Anvisa que precisam ser seguidas, pois geram mais segurança no transporte e recebimento de todos os medicamentos e insumos do hospital.

O gerenciamento de risco é o acompanhamento direto feito pela empresa, a partir de sistemas de monitoramento. Isso indica possíveis problemas e perdas de produtos durante o transporte de medicamentos, como a má refrigeração de alguns itens, por exemplo.

É preciso pensar nessas melhorias. O mercado vem exigindo cada vez mais, e atualizar-se é fundamental!

A RV Ímola é uma das empresas de armazenagem e logística hospitalar mais conceituadas de São Paulo! Nossos sistemas de distribuição de medicamentos são completos e eficientes. Conheça mais da nossa empresa! Entre em contato através do formulário do site ou acesse nossa página no Facebook.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar