Blog

Gestão de medicamentos: por que automatizar?

RV Ímola 14/05/2019
0 Comentários

Gestão de medicamentos traz processos mais práticos para uma empresa.

Todo medicamento e insumos destinados aos hospitais e farmácias têm controle de qualidade da fábrica. No entanto, sem uma gestão de medicamentos eficiente, ao sair do distribuidor, esses produtos podem sofrer alguns danos que comprometem a sua integridade e, por consequência, os torna ineficientes para uso comercial.

É para a efetivação desse controle que vemos a vantagem e importância da terceirização. Mas como empresas parceiras podem contribuir na sua gestão de logística hospitalar?

Economia: diante do desafio em administrar grandes volumes de medicamentos, a automação ajuda a diminuir despesas farmacêuticas com significativa redução de perdas por falhas, extravios ou validade. A substituição de procedimentos realizados manualmente por sistemas automatizados gera um impacto significante na gestão operacional.

Distribuição inteligente: Juntamente com a armazenagem dos produtos bem elaborada, a terceirizada faz a gestão de medicamentos, de forma que a distribuição ocorra de maneira assertiva. A previsibilidade é uma das grandes vantagens nesse caso. Como a empresa parceira ficará responsável por toda a gestão de medicamentos e insumos, nenhuma distribuição acontecerá de maneira aleatória ou sem necessidade.

Nesse caso, também serão utilizados sistemas de acompanhamento para que a distribuição de medicamentos e insumos não falhe. E os custos variáveis são outra grande vantagem da terceirização. A instituição paga pelo que utiliza e, consequentemente, pode programar melhor seus gastos.

Sabemos o quanto a logística de medicamentos para o setor da saúde é ampla e exige experiência. É preciso saber tomar decisões positivas e, por essa razão, contratar parceiros especializados traz muitos benefícios.

 

Gestão de Estoque: muitas instituições têm dificuldades em obter informações precisas sobre seus estoques. Com a aplicação da automação, este controle é otimizado e, dependendo do nível de automação empregado, é possível obter inventários em tempo real. A gestão de estoques neste cenário agiliza as decisões estratégicas e emergenciais dos profissionais da saúde, permitindo que a demanda seja calculada com base em históricos precisos e em caráter preventivo.

E como falamos aqui, com a gestão de medicamentos terceirizada, há a possibilidade de remanejar melhor a sua equipe para a área assistencial. Você terá uma mão de obra qualificada trabalhando em diversos setores de forma otimizada, sem sobrecarga de funções. O gerenciamento de risco, o transporte de medicamento, a elaboração de planilhas e relatórios e outras funções relevantes à gestão logística, ficam sob a responsabilidade da empresa contratada.

A RV Ímola é uma empresa de logística focada no transporte de medicamentos atenta ao gerenciamento de risco e outras soluções em logística hospitalar e farmacêutica. Podemos ser a parceira ideal para a sua instituição, trazendo sempre soluções práticas e modernas. Entre em contato e descubra mais dos nossos serviços.

Para saber mais, entre em contato conosco ou acesse nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, acompanhe as publicações do nosso blog!

Deixe uma resposta

Voltar