Blog

Logística hospitalar de qualidade: como fazer?

RV Ímola 28/02/2020
0 Comentários

Logística hospitalar de qualidade é essencial para o crescimento do setor da saúde no Brasil.

Isso porque a logística hospitalar permite que os pacientes recebam um atendimento cada vez mais eficaz e melhore os processos internos de clínicas de hospitais. Graças à gestão logística, é possível ter mais produtividade no dia a dia e melhor controle do estoque.

logistica-hospitalar-de-qualidade-como-fazer

Ela é pensada de forma estratégica para garantir segurança e boa administração de todos os recursos das instituições de saúde. Com o auxílio das empresas de logística, os hospitais conseguem fazer a correta gestão dos medicamentos e de outros insumos hospitalares, reduzindo falhas e prejuízos.

Outro ponto importante da logística hospitalar, além do controle de estoque e da logística de medicamentos, são os softwares cada vez mais modernos que auxiliam na gestão das unidades de saúde. Uma das soluções de logística mais procuradas da atualidade é a Gestão InHouse. Trata-se da terceirização de todos os serviços de logística dos hospitais para que gestores e outros profissionais possam dedicar seu tempo a ações mais relevantes, deixando a gestão dos recursos por conta das empresas de logística.

Confira abaixo quatro benefícios e passos essenciais para uma logística hospitalar eficiente:

1- Controle de estoque, armazenamento e processos via automação: é fundamental para garantir que medicamentos e outros insumos hospitalares sejam distribuídos na quantidade certa, sem falhas na armazenagem e com total rastreabilidade de processos, prazos e validades.

2- Medicamentos com serialização e individualização: a logística hospitalar evita a sobra de medicamentos e garante que pacientes recebam as doses certas durante o tratamento. Isso é possível porque a customização de embalagens é um dos processos previstos na logística de medicamentos para evitar desperdícios ou erros.

3- Monitoramento e rastreabilidade dos insumos hospitalares: outra vantagem da gestão de logística hospitalar é o acompanhamento por meio do código de barras de todo o percurso do medicamento, desde a saída para o centro de distribuição, passando pelas etapas de armazenamento até a chegada ao paciente. Esse tipo de serviço de logística gera mais segurança e credibilidade para a gestão dos medicamentos.

4- Relatórios precisos com projeções e indicadores para melhoria de processos: os gestores têm à disposição relatórios e indicadores que mostram onde é possível melhorar e como a área está evoluindo. Esses dados trazem um mapeamento de todo o fluxo da gestão de medicamentos, informações precisas sobre o controle de estoque e as necessidades de compra de cada unidade de saúde. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários e usar melhor os recursos financeiros da instituição.

A RV Ímola é uma empresa de logística conceituada no ramo da saúde por oferecer soluções de logística inovadoras e premiadas, incluindo: Gestão InHouse, Gestão Logística, transporte de medicamentos, transporte refrigerado, Cold Chain, Unitarização e Dispensação. Quer mais eficiência para sua clínica ou hospital? Venha conhecer nossos serviços de logística!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outras logística hospitalar, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar