Blog

Logística hospitalar: desafios da cadeia fria

RV Ímola 02/06/2020
0 Comentários

Logística hospitalar gerencia de forma estratégica e planejada todos os recursos essenciais para o bom funcionamento das unidades de saúde.

Em outras palavras, a função da logística hospitalar é promover o equilíbrio financeiro de clínicas e hospitais por meio da correta administração das aquisições, movimentações e armazenamento dos materiais médico-hospitalares.

logistica-hospitalar-desafios-da-cadeia-friaTodos esses processos de gestão logística geram mais eficiência, segurança, qualidade, rastreabilidade e bom desempenho dos serviços prestados à população. Além disso, são importantes para combater o desperdício e o alto índice de perdas por falhas no dia a dia de trabalho.

Com o crescimento da indústria farmacêutica e a alta demanda dos hospitais de todo o país, as empresas de logística hospitalar têm vivenciado um desafio ainda maior para garantir a conservação dos medicamentos desde a saída da fábrica até a chegada aos pacientes finais.

Cada vez mais, a logística de medicamentos precisa de infraestrutura adequada para o transporte refrigerado e rigoroso mapeamento térmico nos estoques por meio da cadeia fria. Somente dessa maneira, é possível preservar a integridade dos medicamentos e a correta armazenagem dos insumos hospitalares, especialmente os que necessitam de cuidados especiais.

Além de seguir todas as orientações de cada fabricante para o controle de temperatura e armazenamento de medicamentos, as empresas de logística hospitalar precisam de caminhões equipados e refrigerados para o transporte de medicamentos, embalagens térmicas, processos otimizados, profissionais capacitados, treinamentos, controle de higiene, rotas planejadas e gerenciamento de risco.

Tais cuidados no gerenciamento dos medicamentos vão garantir que eles  tenham suas propriedades preservadas, diminuindo as chances de exposição dos remédios e vacinas a condições adversas e prejudiciais.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar conceituada no mercado por possuir todos os requisitos necessários para transportar medicamentos com eficiência e controle de qualidade, especialmente quando o assunto é cadeia fria. A empresa oferece consultoria em logística, transporte refrigerado, gestão InHouse, unitarização e outras soluções fundamentais para o crescimento do setor da saúde.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar e armazenamento de medicamentos, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar