Transporte de medicamentos: como é a logística? - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos: como é a logística?

RV Ímola 25/02/2020
239 Comentários

Transporte de medicamentos requer atenção redobrada em todas as etapas do percurso porque qualquer tipo de falha pode resultar em prejuízo.

Os remédios e vacinas são itens altamente sensíveis e vulneráveis. Eles podem perder suas propriedades terapêuticas caso sejam expostos a fatores externos inadequados, como calor, iluminação e umidade. A higiene também é outro ponto que merece ser levado a sério quando o assunto é gestão e transporte de medicamentos.

transporte-de-medicamentos-como-e-a-logistica

Para garantir a qualidade dos medicamentos e evitar danos ao setor da saúde, as empresas de logística que prestam serviços para clínicas e hospitais têm adotado sistemas de armazenamento, manuseio e transporte especiais cada vez mais modernos.

Os cuidados incluem controle de temperatura, controle de estoque, monitoramento das cargas e infraestrutura. Os caminhões que fazem o transporte refrigerado precisam contar com termômetros, higrômetros, geladeiras, embalagens específicas e locais climatizados. É necessário, ainda, contar com a presença de um farmacêutico em todas as etapas do processo.

Além de utilizar veículos adequados para o transporte de medicamentos, é fundamental planejar bem as rotas de cada entrega para evitar vias com tráfego intenso, alto índice de violência ou de difícil acesso. Os sistemas de rastreamento de veículos usados pelas transportadoras ajudam no gerenciamento de risco e na rápida tomada de decisão em caso de falhas mecânicas, acidentes ou roubos de cargas, por exemplo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a instituição responsável por determinar as regras para o transporte de medicamentos no país. Com o objetivo de garantir cada vez mais eficiência e segurança aos pacientes, o órgão desenvolveu um manual de “boas práticas”, que estabelece condições adequadas para a gestão de medicamentos e funciona como guia para as empresas de logística.

A RV Ímola está sempre atenta à legislação e é vista como uma das empresas de logística mais conceituada do Brasil por oferecer serviços de logística inovadores para clínicas e hospitais de diferentes portes. Entre as soluções mais procuradas, estão: Automação Logística (Logimat), Sistema de Gestão Logística (CLIF), Controle de temperatura (SensorWeb), Consultoria em Logística, Consultoria em Supply Chain e Tecnologia em Gestão Hospitalar.

Entre em contato e saiba mais sobre as soluções em logística da RV Ímola e entenda porque somos referência no ramo de transporte de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outros serviços de logística, acesse aqui.

Voltar