Transporte de medicamentos e os cuidados essenciais! - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos e os cuidados essenciais!

RV Ímola 21/08/2020
239 Comentários

Transporte de medicamentos é uma atividade desafiadora e cheia de particularidades. Afinal, levar remédios e vacinas a diferentes partes do país exige dedicação e cuidado redobrado.

Isso porque o transporte de medicamentos não é como carregar mercadorias comuns, que suportam altas temperaturas e conseguem manter suas características mesmo quando são expostas a condições adversas. O transporte refrigerado precisa ter uma infraestrutura completa para proteger os insumos hospitalares e garantir que eles cheguem com qualidade aos pacientes.

transporte-de-medicamentos-e-os-cuidados-essenciaisA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a instituição responsável por fiscalizar as atividades de logística hospitalar e disponibiliza um manual completo para auxiliar o trabalho das empresas de transporte de medicamentos. As recomendações englobam regras para as condições adequadas de distribuição, acondicionamento, movimentação e armazenamento de insumos hospitalares.

Uma das exigências da Anvisa é a presença de um farmacêutico antes do embarque da carga para verificar as condições de higiene dos caminhões e identificar as necessidades de acondicionamento de cada produto. Outro ponto super relevante na logística de medicamentos é a escolha de embalagens adequadas para cada tipo de mercadoria, bem como o monitoramento das cargas, feito pelo setor de gerenciamento de risco, para evitar fraudes e garantir que as operações sejam bem-sucedidas.

É preciso, por exemplo, que as empresas de transporte refrigerado tenham caminhões equipados com softwares de controle de temperatura e treinem as equipes sobre as melhores práticas do mercado. Também é fundamental que as rotas sejam planejadas de forma estratégica para evitar a exposição dos produtos a longos congestionamentos e fazer com que as cargas cheguem ao destino no menor tempo possível.

Sem dúvidas, o transporte refrigerado de medicamentos precisa vencer inúmeras dificuldades todos os dias que não caberiam em um único artigo. Mas sua importância para o ramo da saúde e para o crescimento da indústria farmacêutica já está mais do que comprovada.

A RV Ímola é uma empresa de transporte de medicamentos e logística hospitalar e farmacêutica que segue todas as regras da Anvisa e já foi premiada várias vezes por oferecer serviços de qualidade para a indústria, clínicas e hospitais de todo o país. Se você está em busca de uma companhia responsável e com soluções inovadoras para gerenciamento de medicamentos ou consultoria em logística, a RV Ímola é a melhor opção. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalar transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

Voltar