Blog

Transporte de medicamentos e suas exigências

RV Ímola 03/01/2020
0 Comentários

Transporte de medicamentos não é uma tarefa simples e não pode ser feito de qualquer maneira.

As empresas de logística que trabalharem para o setor farmacêutico e para o ramo da saúde precisam cumprir uma série de exigências antes de exercerem a atividade de transporte de medicamentos.

transporte-de-medicamentos-e-suas-exigencias

A presença de um farmacêutico nos caminhões e nos armazéns é essencial. Esse profissional será responsável por verificar se os procedimentos operacionais estão sendo cumpridos de forma correta, sempre levando em conta as boas práticas de gestão de medicamentos e as normas estabelecidas pela Anvisa.

O farmacêutico também tem a obrigação de verificar as condições de higiene, o controle de temperatura, os procedimentos de trabalho e as instalações dos veículos de transporte refrigerado e depósitos para armazenagem de medicamentos. Seja por transporte aéreo ou terrestre, o sistema de logística precisa contar com um adequado processo de cadeia fria para preservar as propriedades dos medicamentos que necessitam de temperatura controlada.

Outro ponto importante para o gerenciamento de risco no transporte de medicamentos é a capacitação das equipes sobre procedimentos, limpeza, vestuário e conduta no ambiente de trabalho.

Vale lembrar que, para realizar o transporte de medicamentos, é necessário obter um AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) ou um AE (Autorização Especial), concedidos pela Anvisa. É preciso, ainda, ter alvará sanitário, responsável legal e responsável técnico.

O não cumprimento das normas pode resultar em multas e danos financeiros que prejudicam a imagem das instituições de saúde. Além disso, a falta de cuidado no transporte refrigerado gera rombos aos cofres da área da saúde.

RV Ímola é reconhecida no ramo da saúde por oferecer as melhores soluções em logística. A empresa conta com tecnologia avançada e diferenciais como: consultoria em logísticaconsultoria em Supply ChainAutomação Logística (Logimat)Sistema de Gestão Logística (CLIF)Controle de temperatura (SensorWeb). Entre e contato e conheça nossos serviços de logística.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre transporte de medicamentosacesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar