Transporte de medicamentos: procedimento padrão para esta logística - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos: procedimento padrão para esta logística

RV Ímola 27/05/2021
242 Comentários

Cuidados especiais são importante para garantir que a carga chegue ao destino final com sua qualidade preservada durante o seu transporte. 

 

Transporte de medicamentos é um recurso que necessita mantermos toda a atenção, não apenas durante o transporte em si, mas também para as etapas de manuseio e armazenagem, por conta da característica principal destes produtos hospitalares serem a sensibilidade às variações de temperatura, umidade e iluminação.

 

Transporte de medicamentosPor isso, empresas de logística hospitalar como a RV Ímola precisam cumprir com as exigências determinadas pela Anvisa, como possuir AE (Autorização Especial) em caso de transporte de medicamentos controlados e ter uma documentação com o procedimento padrão sobre as metodologias que precisam ser adotadas para este carregamento especial. 

 

 

Requisitos e boas práticas para o transporte de medicamentos 

 

Alguns requisitos importantes para a excelência nesta etapa logística estão desde a fase inicial de gestão, onde deve haver uma seleção criteriosa de fornecedores de qualidade assim como um treinamento sobre procedimentos e condutas que os membros da equipe precisam ter na execução das tarefas.

 

Em segundo momento, é preciso cuidar da sanitização do ambiente bem como ter uma constante higiene tanto do espaço da armazenagem  de medicamentos quanto da frota. 

 

Após essas atenções primárias, deve-se observar cada detalhe logístico, entre eles: 

 

  • Controlar a entrada e saída dos materiais hospitalares;
  • Conferir se o manuseio e o armazenamento estão sendo realizados de forma correta;
  • Verificar se o monitoramento da variação climática e qualidade do ar está funcionando em perfeitas condições. 

 

 

 Transporte em veículos refrigerados

 

Além destas questões de organização e controle de qualidade, quando falamos do transporte de vacinas e medicamentos termolábeis, os veículos precisam ser adequados para suportar, principalmente no modal rodoviário, horas nas estradas e todos os impactos desse deslocamento sem interferir na eficácia dos produtos durante o transporte de medicamentos. 

 

A RV Ímola, por exemplo, possui frota com caminhões e furgões climatizados e refrigerados equipados com tecnologia que permite o rastreamento em tempo real. 

 

Tecnologia de rastreabilidade da carga

 

Faz parte do gerenciamento de risco ter um sistema que, com a ajuda de softwares de última geração, permita a rastreabilidade do carregamento. Essa localização da frota 24 horas por dia aumenta a segurança do transporte refrigerado.

 

E, para isso, você pode contar com a RV Ímola que é uma operadora logística especializada em gestão, armazenagem e transporte de produtos hospitalares.Com diversos prêmios, a RV é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística de medicamentos e transporte refrigerado.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

 

  • RV ÍMOLA

 

 

Voltar