Transporte de medicamentos: regulamentações exigidas nesta logística - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos: regulamentações exigidas nesta logística

RV Ímola 10/06/2021
227 Comentários

Algumas regulamentações são exigidas para que esta logística funcione com perfeição nas entregas dos medicamentos

Transporte de medicamentos é essencial para manter o sistema de saúde e farmácias hospitalares abastecidas para melhor servir aos pacientes

 

Regras para o transporte de medicamentos

 

Transporte de medicamentos com caminhão ou aviãoDevido o material hospitalar ter alta sensibilidade às variações climáticas que podem ocorrer no deslocamento, as agências reguladoras como a ANVISA, desenvolveram legislações e uma delas é a resolução nº329/99.

 

O documento visa  garantir maior controle sanitário, considerando a necessidade de um roteiro de inspeção para garantir a rotina de supervisionamento do local. 

 

Além deste órgão regulador, o Conselho Federal de Farmácia também realiza a fiscalização das empresas que atuam no transporte de medicamentos e gerou a resolução nº 433/2005 na qual descreve a função e normas a serem seguidas pelo farmacêutico durante o carregamento. 

 

Cuidados necessários ao transporte de produtos hospitalares

Por isso, também são regras estabelecidas para o transporte de medicamentos a presença de um farmacêutico durante todo o trajeto e o uso de alguma tecnologia que seja capaz de promover o rastreamento da carga em movimento. 

 

Logo, também se torna imprescindível que os veículos sejam adaptados para suprir a necessidade de conservação dos medicamentos termolábeis.

 

 

  • Transporte em veículos refrigerados

 

 

Desta forma, na RV Ímola por exemplo, a frota de caminhões e furgões é totalmente refrigerada e com sistema de monitoramento que regula tanto a abertura das portas dos veículos quanto a temperatura e umidade do transporte refrigerado. Assim, se tem a certeza de que vacinas e materiais hospitalares chegarão ao destino final em condições de uso da população. 

 

Portanto, uma empresa que disponibiliza tal serviço para clientes do segmento da saúde, precisa estar em dia tanto com as documentações que autorizam o seu funcionamento, quanto com as boas práticas aplicadas aos processos. 

 

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos termolábeis, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para mais informações sobre gestão logística hospitalar e transporte de medicamentos

 

Para mais notícias sobre gestão logística, armazenagem hospitalar e transporte refrigerado, acesse aqui.

 

  •         RV Ímola
Voltar