Transporte refrigerado: como vencer os desafios? - RV ÍMOLA

Blog

Transporte refrigerado: como vencer os desafios?

RV Ímola 09/06/2020
242 Comentários

Transporte refrigerado de remédios exige investimento constante das empresas de logística hospitalar. Além disso, é importante conhecer as regras do setor e as diretrizes dos órgãos reguladores.

Isso porque as falhas nos processos de transporte refrigerado podem resultar em perdas de insumos hospitalares e altos prejuízos para o ramo da saúde. Nesse sentido, é fundamental que as empresas de transporte de medicamentos invistam numa gestão logística hospitalar eficiente e tenham uma estrutura adequada de caminhões climatizados e equipes treinadas para cuidar do controle de temperatura.

transporte-refrigerado-como-vencer-os-desafiosAlém disso, o farmacêutico responsável pelo transporte de medicamentos deve zelar para que as orientações de cada fabricante sejam cumpridas à risca, evitando a exposição desnecessária das cargas à umidade ou ao calor. A logística hospitalar também deve cuidar do mapeamento térmico nos depósitos de clínicas e hospitais.

Outro ponto importante no gerenciamento de medicamentos e no transporte refrigerado são as embalagens e os baús refrigerados. Eles precisam preservar as propriedades terapêuticas dos remédios e vacinas, mesmo em percursos longos ou em condições adversas, como engarrafamentos. Vale lembrar que, para ter sucesso neste ramo, as empresas de logística hospitalar também precisam ter planejamento ao escolher cada rota e gerenciar riscos para prevenir possíveis problemas.

Outra recomendação importante para a logística de medicamentos é estar sempre atento às novas tecnologias de cadeia fria e conhecer as melhores práticas do setor para o transporte refrigerado.

A RV Ímola é uma empresa especializada em gestão logística hospitalar e transporte de medicamentos, com atuação em todo Brasil. A companhia já foi premiada diversas vezes por oferecer um serviço de excelência e contribuir com o crescimento do setor da saúde. Entre nossos serviços, estão: consultoria em logística, gestão inHouse e armazenagem de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar e transporte de medicamentos, acesse aqui.

Voltar