Blog

Transporte refrigerado de produtos farmacêuticos

RV Ímola 04/10/2019
0 Comentários

Transporte refrigerado é um assunto de altíssima relevância no ramo da logística hospitalar e farmacêutica.

E é por isso que na RV Ímola procuramos estar sempre atentos aos desafios relacionados à regulamentação do transporte refrigerado, novas tecnologias e boas práticas do mercado.

Quando falamos de produtos de indústrias farmacêuticas ou bioquímicas, estamos nos referindo a mercadorias extremamente sensíveis, que interferem no tratamento de diferentes tipos de doenças e precisam da melhor tecnologia. Justamente por este motivo, o transporte refrigerado é um dos serviços que vai garantir que as propriedades dos medicamentos sejam preservadas. Isso permitirá que o consumidor final receba um produto confiável e seguro.

Dentro desse contexto, a cadeia fria, também chamada de cold chain, exerce papel fundamental no sistema de logística. Dados da Organização Mundial de Saúde estimam que mais de 25% das vacinas produzidas no planeta não cheguem ao destino final por conta de falhas no processo de logística e falta de cuidados no transporte refrigerado.

Você já imaginou quantas pessoas no mundo inteiro são prejudicadas em virtude destes problemas? Sem falar nos prejuízos econômicos gerados para a indústria farmacêutica e para o setor de saúde como um todo. Mas, muito mais do que apenas criticar esse contexto, eu acho fundamental agirmos de forma cada vez mais estratégica e planejada a fim de atender a demanda da gestão logística hospitalar e farmacêutica para o transporte de insumos.

No caso do Brasil especificamente, o transporte de fármacos exige cuidados e atenção extras. Somos um país com ampla extensão territorial, temperaturas elevadas e algumas rodovias têm sérios problemas de manutenção.

Cabe à Anvisa definir os procedimentos corretos e checar se as regras estão sendo devidamente cumpridas. Mas cabe a nós, que estamos envolvidos diretamente com o setor, buscar os mais modernos equipamentos e soluções para oferecer o melhor serviço aos clientes, sempre de olho no gerenciamento dos riscos e na legislação vigente.

Aqui na RV Ímola, posso garantir que estamos em busca do que há de mais inovador em soluções logísticas direcionadas a toda a cadeia de saúde. Se por um lado, a RV Ímola ganha em diferencial competitivo, quem também se beneficia são os pacientes que dependem dos medicamentos para o tratamento de diversas enfermidades. E tudo isso faz parte da nossa missão, que se resume em entregar soluções logísticas que gerem benefícios para a sociedade como um todo. Vamos juntos continuar firmes neste propósito!

Por Roberto Vilela

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar