Transporte refrigerado para medicamentos e seus principais desafios

Blog

Transporte refrigerado para medicamentos e seus principais desafios

RV Ímola 06/04/2021
240 Comentários

Transporte refrigerado é um grande desafio dentro da logística hospitalar, pois qualquer falha coloca em risco a eficácia de medicamentos e, principalmente, das vacinas que são essenciais neste período de pandemia por Covid-19.

 

Por isso, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) é muito rígida nas normas a serem seguidas pelas empresas detransporte-refrigerado distribuição de medicamentos que oferecem o transporte refrigerado como um de seus serviços. 

O órgão exige que as temperaturas nos caminhões e furgões sejam controladas para que não ocorra variação. Solicita também o acompanhamento de um farmacêutico em todo o processo, para garantir que tudo esteja dentro dos padrões determinados. 

 

Desafios de uma estrutura adequada para o transporte refrigerado 

 

Temperatura e umidade

Além desse controle absoluto e integral sobre a temperatura e umidade no transporte em veículos refrigerados, é importante frisar que a dimensão territorial e as condições das estradas brasileiras fazem parte dos desafios que as empresas de logística enfrentam no modal rodoviário. A falta de infraestrutura em alguns trechos que cortam o Brasil compromete o tempo da viagem e dificulta a plena execução desta etapa. 

 

Armazenagem dos produtos hospitalares

Também é necessário frisar que a armazenagem dos produtos hospitalares precisa ser feita de modo correto para que não prejudique o transporte refrigerado. A RV Ímola conta com ótima estrutura climatizada e refrigerada em Cadeia Fria, que possui monitoramento da temperatura por 24 horas e é licenciada pelas agências reguladoras. 

 

Logística eficiente 

Mesmo assim, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 25% a 50% dos produtos termolábeis fabricados ao redor do mundo chegam ao destino final com a qualidade comprometida por falhas durante o armazenamento e distribuição de medicamentos. 

 

Deste modo, percebemos o quanto é importante a terceirização de uma empresa de logística hospitalar como a RV Ímola, que atende de forma eficiente, com muita tecnologia e profissionais altamente capacitados todas as etapas que envolvem gestão, armazenamento e transporte refrigerado para medicamentos, anulando prejuízos e preservando a integridade dos produtos hospitalares. 

 

A RV Ímola é uma empresa especializada no transporte refrigerado de medicamentos e oferece soluções inovadoras para a logística hospitalar. Sempre atenta às regras da Anvisa e em busca da melhoria contínua de seus processos, a companhia já foi premiada diversas vezes por oferecer serviços eficientes como: armazenagem de medicamentos, armazenagem hospitalar, gestão logística e Cold Chain.

 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

 

Para mais notícias sobre transporte refrigerado, acesse aqui.

 

 

  • RV Ímola

 

 

Voltar