Blog

Transporte refrigerado: vale a pena entender

RV Ímola 22/11/2019
0 Comentários

Transporte refrigerado é um tema que está sempre na pauta das empresas de logística e das instituições de saúde.

Por serem produtos altamente sensíveis e que são usados para o tratamento de inúmeras enfermidades, os medicamentos precisam passar por um intenso controle de qualidade desde a fabricação até a chegada ao consumidor final, por este motivo o transporte refrigerado é tão importante para o segmento.

transporte-refrigerado-vale-a-pena-entender

O gerenciamento de risco no transporte refrigerado engloba cuidados na acomodação dos medicamentos, na entrega, no manuseio, no controle do estoque etc. Tudo deve ser pensado para que as propriedades terapêuticas dos remédios sejam mantidas e não sofram interferência de fatores como iluminação, temperatura, umidade, falta de higiene etc.

Muita gente não sabe, mas as empresas de logística hospitalar precisam ter uma AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) para transportar medicamentos comuns. Para as empresas de logística que atuam com transporte de medicamentos de controle mais rigoroso, é necessário ter uma Autorização Especial (AE), além da presença de um farmacêutico para acompanhar o trabalho.

O Conselho Federal de Farmácia e a Anvisa são os órgãos responsáveis por fiscalizar as atividades relacionadas ao transporte de medicamentos. É necessário, por exemplo, ter um veículo apropriado, com climatização adequada e específica para esse tipo de carga.

Também é fundamental para a gestão de medicamentos seguir um manual de boas práticas de transporte com regras sobre o fluxo de trabalho, manuseio, armazenamento, relatórios e controle de temperatura (SensorWeb). Outro ponto importante é o treinamento das equipes para evitar falhas humanas durante o processo.

Costumo dizer em minhas palestras de consultoria de logística que nosso trabalho deve ser sempre pautado pela responsabilidade. Isso porque o setor de saúde é um dos mais complexos do país. Muito mais do que isso, o transporte refrigerado feito de forma eficiente evita prejuízos para clínicas e hospitais e ainda contribui para a qualidade de vida de pacientes.

Essas são as razões principais para ficarmos sempre atentos às melhores soluções em logística e melhores serviços em tecnologia em Gestão Hospitalar.

Aqui na RV Ímola priorizamos o investimento constante em novas tecnologias para oferecer aos clientes o melhor em logística de medicamentos. Entre os nossos serviços, destacam-se: Consultoria em Supply Chain, Sistema de Gestão Logística (CLIF), Automação Logística (Logimat) e muito mais.

Nosso foco é ter as mais modernas práticas do mercado, sempre trabalhando em parceria com nossos clientes. Essa é minha alegria!

Por Roberto Vilela

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre armazenagem de medicamentos e soluções em logística, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar