Como definir sua estratégia comercial para 2023 - RV ÍMOLA

Blog

Como definir sua estratégia comercial para 2023

RV Ímola 26/01/2023
240 Comentários

O caminho em direção aos resultados envolve uma série de estratégias e gestão comercial. Com estratégia, é possível organizar a logística, evitar possibilidades de retrabalho, proporcionar mais satisfação ao cliente e, por fim, atingir metas e resultados.

Com o início de um novo exercício, é interessante avaliar as perspectivas, o cenário do momento e definir uma estratégia comercial válida para 2023. Continue a leitura para conferir como começar a traçar esse planejamento!

 

A logística no cenário atual

O crescimento cada vez mais elevado das vendas on-line trouxe consigo a necessidade mais visível de uma boa gestão logística e comercial, afinal, as possibilidades de vendas para locais mais distantes se intensificaram.

 

A logística desempenha um papel fundamental no mundo corporativo, garantindo que não haja atrasos nas entregas e contribuindo para manter a satisfação do cliente com os serviços ofertados. No entanto, a gestão logística vai muito além da entrega de pedidos: ela envolve processos operacionais que se iniciam já na escolha do fornecedor e compreende desde a compra da matéria-prima e armazenagem até a movimentação do produto, escolha da transportadora e entrega final. 

 

É de extrema importância que todas essas etapas sejam cuidadosamente calculadas.

 

Quais benefícios tenho com um processo logístico estratégico?

A aplicação de uma estratégia logística no negócio traz:

 

  • Redução de custo pela diminuição do tempo de armazenagem
  • Aumento na produtividade
  • Agilidade na entrega
  • Aumento dos índices de satisfação

 

Entregas rápidas fazem com que o cliente compre com mais frequência, o que resulta no aumento da produtividade, lucratividade do negócio e, consequentemente, na satisfação do cliente.

 

Como a estratégia logística contribui para o crescimento de uma empresa?

Colaborando para o aumento da lucratividade. Falhas na logística são falhas que afetam todos os outros setores do negócio. Neste cenário, atrasos de matéria-prima podem gerar paralisação dos processos, prejudicando o giro de estoque, o caixa da empresa e os índices de liquidez.

 

Além da questão financeira, os pedidos dos clientes certamente sofrerão atrasos e podem prejudicar a satisfação do consumidor. Em outras palavras, com uma estratégia logística devidamente preparada, a empresa só tem a ganhar.

 

Como preparar uma estratégia para 2023 com a logística em mente?

A logística tem uma grande influência na gestão e comunicação estratégica de uma empresa.

 

Para começar seu planejamento, pense no processo logístico do seu negócio. É necessário contar com uma solução que ajude a manter os prazos de entrega e evitar a necessidade de aumento de armazenagem. Uma solução que pense em todas as etapas da movimentação interna, para que a entrada da matéria-prima, a armazenagem e o despacho sejam feitos da forma mais rápida possível, e a logística agregue valor.

 

Nós, da RV Ímola, oferecemos soluções logísticas para toda a cadeia de saúde. Atuando com serviços de logística e tecnologia em gestão hospitalar, transmitimos confiança e tradição aos nossos clientes, proporcionando especialização, qualidade, credibilidade, segurança e tempo para você focar no seu core business. Nossa gestão logística é feita com total planejamento e segurança! Entre em contato conosco para conversar mais a respeito.

Por: Rui Freitas

Voltar