Com o avanço dos anos surgiram novas tecnologias, aumentaram o acesso à informação e a competitividade entre as empresas ficou mais acirrada, por isso, priorizar uma entrega de qualidade a preço justo é o diferencial que fideliza clientes na atualidade.
A valorização das operações logísticas
Já passou o tempo em que o processo logístico ficava restrito apenas ao recebimento e entrega de produtos, hoje em dia, o que está em evidência é a forma como são conduzidos os processos e o desempenho de uma empresa na hora de entregar um determinado serviço.
Fatores como o tempo, cuidado, monitoramento, rastreabilidade e equipes capacitadas são os verdadeiros diferenciais competitivos.
Estratégias para gerar valor e custo competitivo
Deste modo, a logística quando é corretamente executada pode agregar diversos benefícios de valor e custo para empresas, no caso de transporte de medicamentos, além de garantir a manutenção da validade dos itens com a correta temperatura, também dispor de entregas rápidas no modal aéreo e terrestre através de convênios com Cias Aéreas e frota de veículos própria, bem como a rastreabilidade pela gerenciadora de riscos, do percurso em tempo real, agregando maior segurança e credibilidade.
Além disso, ao investir em tecnologia que otimiza processos, as atividades são realizadas com mais eficiência, em menos tempo e com mais segurança, reduzindo custos para a operadora logística e para o cliente pois anula erros, perda de produtos e traz velocidade e agilidade.
Aqui na RV por exemplo, expedimos os produtos em nosso Centro de Distribuição, direcionando os materiais a serem transportados através de uma esteira automática, chamada Sorter, que já identifica o destino de cada medicamento ou insumo, destinando-os na doca, diretamente em um caminhão todos os produtos hospitalares que vão para a mesma região, facilitando essa logística.
Portanto, é imprescindível que em um planejamento estratégico logístico sejam identificados os custos e o desempenho de cada setor dentro da empresa para poder investir em maquinário, softwares e treinamentos que facilitem as operações do dia a dia e tornem o custo da contratação do serviço por parte do cliente mais atraente perante a concorrência.
Por: Max Trevisan