Como se preparar para o aumento da demanda de transporte de medicamentos termolábeis? - RV ÍMOLA

Blog

Como se preparar para o aumento da demanda de transporte de medicamentos termolábeis?

RV Ímola 17/02/2022
173 Comentários

Com as campanhas de vacinação contra a gripe e ao Covid-19 acontecendo por todo país, cresceu, consideravelmente, a procura por transporte de medicamentos e é preciso estar preparado para suprir essa demanda de forma eficiente e sem colocar a carga em risco. 

 

Como se preparar para o aumento da demanda de transporte de medicamentos termolábeis?O que são medicamentos termolábeis?

 

Mas para entendermos melhor o por que de tanto cuidado com esse tipo de produto hospitalar, eu preciso explicar, brevemente, que as vacinas pertencem ao grupo das substâncias termolábeis.

 

Um medicamento termolábil precisa ser armazenado e transportado em uma temperatura entre 2ºC e 8ºC para que suas propriedades biológicas e químicas continuem preservadas durante todo o trajeto até os centros de distribuição e farmácias hospitalares. 

 

Deste modo, geralmente as indústrias farmacêuticas sinalizam como deve ser feita essa armazenagem, podendo até mesmo ser realizada em temperaturas negativas, dependendo do produto e nesse caso, aqui na RV Ímola por exemplo, utilizamos a Cadeia Fria para fazer esse armazenamento da forma mais segura possível. 

 

Como transportar medicamentos termolábeis?

 

Diante do exposto acima, fica clara a necessidade de se ter uma estrutura adequada e altamente equipada para realizar o processo logístico de transporte de medicamentos.

 

E se tratando dos termolábeis, eu posso frisar que um dos itens mais importantes é ter uma frota refrigerada, com veículos qualificados, documentados, sanitizados e higienizados. 

 

Além disso, respeitar todas as regras estabelecidas na RDC 430/2020 e se adequar às boas práticas ali estipuladas é imprescindível, até mesmo para que a operadora  logística tenha a autorização para tal serviço. 

 

Outro ponto essencial é que todos os caminhões precisam ter rastreamento, câmeras de monitoramento e instrumento de medição de temperatura, acessados remotamente e com avisos de alerta, para que se tenha total controle de todo o processo. 

 

 

 

 

Portanto, a preparação ideal para qualquer empresa que atua como transportadora de medicamentos é manter a manutenção da frota em dia, ter um ótimo departamento de qualidade, uma equipe bem treinada e investir em tecnologia que otimize a logística e permita a rastreabilidade e monitoramento 24/7 desde o manuseio dos produtos até a sua chegada ao destino final. 

Por: Max Trevisan

Voltar