Dicas para aumentar a produtividade na logística industrial e melhorar a eficiência de uma empresa. - RV ÍMOLA

Blog

Dicas para aumentar a produtividade na logística industrial e melhorar a eficiência de uma empresa.

RV Ímola 19/04/2022
282 Comentários

Eficiência é a palavra-chave para qualquer negócio prosperar e essa importância se dá pelo fato de que, uma produção na logística industrial, bem estruturada e eficiente, reduz custos operacionais, otimiza tempo e aumenta o volume de entrega possibilitando uma empresa atender mais clientes. 

 

Por isso, selecionei abaixo algumas dicas sobre como aumentar a produtividade na logística industrial e melhorar a performance de uma empresa. Confira:

 

Plano de negócios: uma estratégia contra o fracassoTreine sua equipe 

Muitos consideram esta, uma necessidade a ser deixada por último mas ao meu ver, é totalmente ao contrário, antes mesmo de pensar em investir em inovações deve-se pensar em investir em pessoas, ou melhor, capacitação de pessoas. 

 

Colaboradores bem preparados, com domínio sobre função garantem uma entrega sem falhas, no tempo certo e com qualidade. Pense nisso!

 

Reformule processos

 

Outra dica muito importante é rever todos os processos internos para detectar possíveis erros, gargalos e pontos a serem melhorados. Deixando as áreas mais ágeis e atuando de forma correta, aumenta-se a produção logística.

 

Adote novas metodologias

 

Ainda sobre processos, aplicar novas metodologias é uma forma de melhorar a execução das tarefas do dia a dia. A todo momento surgem métodos que podem ser utilizados para garantir a modernização, flexibilidade e melhora na comunicação e produtividade. 

 

Invista em automação 

 

Mais uma ação que merece o devido destaque é a automação dos processos. Sem dúvidas, ela melhora e muito o fluxo de trabalho pois cria uma rotina sem demandar de funcionários para de fato tocar uma operação o que garante fluidez, performance e padronização.

 

Aqui na RV Ímola por exemplo, temos dois exemplos bem práticos de automação de processos: a esteira que separa os produtos de acordo com o local da entrega, tornando essa parte de seleção muito mais ágil e o armazém na vertical Logimat, que reduz em 90% o local do armazenamento, tem integração com outros processos e promove redução dos trajetos percorridos em até 70%/.  

 

Tenha a tecnologia como aliada

 

Por fim, porém não menos importante, sempre veja a tecnologia com uma forte aliada para garantir a eficiência de todos os processos dentro  da empresa. 

                              

Softwares de última geração são essenciais para o monitoramento, rastreabilidade, registrabilidade e controle geral sobre entradas e saídas de mercadorias, faturamento, e no caso da RV, dispomos de sistema próprio, chamado CLIF, que atende plenamente a ges

tão de estoque e distribuição de medicamentos, bem como o controle e gestão de farmácias em ambiente intra-hospitalar. Por ser um sistema próprio, temos condições de integrar com qualquer outro sistema de um potencial cliente e também customizar os relatórios gerenciais.

 

Portanto, adotar ações visando o melhor desempenho e o aumento da produtividade de cada setor, é o caminho certo para o sucesso de uma empresa. 

 

Por: Max Trevisan

Voltar