Distribuição de medicamentos: tecnologias IA otimizam a operação. - RV ÍMOLA

Blog

Distribuição de medicamentos: tecnologias IA otimizam a operação.

RV Ímola 29/05/2024
271 Comentários

Distribuição de medicamentos mais eficaz significa soluções inovadoras que automatizam os processos diários. 

Manter-se atualizado é inerente a qualquer atividade hoje em dia. No entanto, quando o assunto é distribuição de medicamentos, é importante ter atenção a detalhes que podem afetar a saúde de alguém, o que significa desafios peculiares. Calendários de lançamento fármaco, estruturas complexas de precificação, proteção anti-roubo de carga e estoques com controle de temperatura são alguns exemplos disso. 

É por isso que o tipo de software que essa indústria precisa ter em mãos precisa ser inteligente e auxiliar na rápida resposta a qualquer incidente. Ele precisa interagir com a equipe de vendas, ajudar no atendimento ao cliente, permitir rastreabilidade e ainda auxiliar na otimização dos custos das operações de distribuição. E é aí que entra a IA.

 

O que é IA?

Apesar do que os filmes de ficção científica mostram, a IA (Inteligência Artificial) não é um robô humanóide, e sim “um conjunto de tecnologias que permite aos computadores executar uma variedade de funções avançadas”(Google Cloud), desde entender padrões da linguagem ou comportamentos até executá-los com base em um número gigante de dados. 

Com essas informações, a IA ajuda na operacionalização de distribuição na indústria farmacêutica, computando e ajustando dados para otimizar processos e auxiliar as equipes a terem insights valiosos e serem mais produtivos. 

 

Que tipo de solução IA ajuda na distribuição de medicamentos?

 

Histórico monitorado

Com o advento da logística 4.0, uma coisa é certa: é importante entender seus dados, analisar o passado e se preparar para o futuro. Isso significa que acompanhar as informações e ter um histórico é fundamental para a sua distribuição de medicamentos poder se aprimorar cada vez mais. 

Com um sistema de IA, você não só consegue fazer esse monitoramento, como também permite fazer análises dessas informações para evitar gargalos, antecipar demandas futuras, aumentar lucro e saber até mesmo onde investir em alguma tecnologia extra.

Na RV Ímola, temos nosso WMS  CLIF que nos dá a visibilidade necessária para gerir o estoque e ainda monitorar todo o processo desde o recebimento até a chegada no destino final, integrando-se com o sistema do próprio cliente e disponibilizando relatórios de tela e visualizações da rotina da operação pelos métodos da ANVISA.

 

Gestão de estoque personalizada 

Como pode ver, o CLIF ajuda em outra solução importante para a logística de medicamentos: o estoque. Afinal, sem uma boa administração dessa etapa, a distribuição do produto pode ficar desalinhada e ocasionar perdas de produção. 

Quando falamos de medicamentos, especialmente termolábeis, é preciso garantir que a entrada e saída de produtos seja precisa e, com a IA, um software facilita essa gestão garantindo eficiência ao reduzir erros manuais e desocupar espaços físicos que a empresa esteja precisando.

 

Armazenamento sob controle

Um estoque otimizado exige boas condições de armazenamento e embalagem para garantir que esses produtos não percam suas propriedades originais e mantenham sua qualidade e integridade, certo? Por isso, inovações como o Logimat asseguram que as operações de distribuição sejam bem feitas. 

Na RV Ímola, por exemplo, usamos o Logimat, um sistema de armazenamento vertical que traz uma economia de espaço ao mesmo tempo que garante a segurança para esses medicamentos manterem sua eficácia. Pode-se dizer que ele reduz até 90% da área necessária para armazenagem padrão e mais de 70% nos trajetos, eliminando erros e facilitando o picking. 

 

Trajetos inteligentes

Além de precisar estar bem armazenado, um medicamento só sobrevive o trajeto se ele for feito por uma estratégia de transporte eficiente. Na distribuição de medicamentos, é muito comum que haja roubos de carga devido ao valor alto desse tipo de produto. Por isso, empresas como a RV Ímola, investem em sistemas de monitoramento 24hs do meio de transporte escolhido e na construção de rotas inteligentes conforme dados de segurança para o produto chegar mais rápido, com menos custos e sem correr grandes riscos. 

Dessa forma, com a ajuda da inteligência artificial e bons parceiros, a empresa tem informações integradas, procedimentos otimizados e planejamentos mais estratégicos em sua operação de distribuição de medicamentos. Essas soluções garantem que você esteja preparado para lidar com a logística 4.0 e, assim, se manter competitivo no mercado atual. 

Por Guilherme Cunha.

Voltar