Empresas de um modo geral, visam o lucro proveniente da venda dos seus serviços e por isso, estratégias que auxiliem no aumento da oferta e procura são necessárias para a saúde financeira da organização.
Desafios de aumentar as vendas na área da saúde
Aumentar números é um grande desafio e quando isso depende de produtos hospitalares, a questão fica ainda mais complexa, já que estamos lidando com materiais sensíveis, que demandam que seu manuseio, armazenamento e transporte sejam realizados de maneira correta para que não se tenha prejuízos para a indústria.
Como potencializar as vendas e melhorar a performance comercial?
Para produtos vendidos em farmácias, é possível fazer um plano estratégico para auxiliar o posicionamento e negociação das linhas em diferentes categorias, garantindo a melhora na distribuição e performance comercial.
Abaixo, vou citar alguns direcionamentos que ajudam na busca pela melhora dos processos e resultados:
Ciclo de venda dos produtos: produtos com um tempo relevante no mercado tendem a ser mais rentáveis ao estabelecimento que os oferece. Por isso, o ideal é que se tenha noção do ciclo de vendas para poder criar estratégias de relacionamento e ações que beneficiem os varejistas.
Controle de estoque: aqui, o grande diferencial é entender as particularidades de cada produto e pensar em programas de fidelização e ofertas que vão promover um aumento na saída do estoque. Tendo um panorama do nível de vendas por um determinado período, pode-se ter mais precisão quanto à necessidade de abastecimento, sem gastos desnecessários.
Análise da estrutura do ponto de venda: a posição dos produtos no ponto de venda é parte de toda essa estratégia também. Ações promocionais, ilhas no meio da loja e materiais que dêem apoio à comunicação com o público, como impressos informativos, causam impacto. Assim como é fundamental um ambiente higienizado, de fácil deslocamento e organizado.
Diante do exposto acima, conclui-se que só é possível aumentar vendas, gerar lucro e melhorar a performance do setor comercial de qualquer empresa com estratégias que englobam noções do fluxo de oferta e procura por um determinado produto ou serviço e com a criação de ações que visam fidelizar o relacionamento com compradores e consumidores finais.
Por: Max Trevisan