Gestão de lotes e validades é um processo importante na armazenagem de medicamentos. - RV ÍMOLA

Blog

Gestão de lotes e validades é um processo importante na armazenagem de medicamentos.

RV Ímola 31/03/2022
273 Comentários

Ações que visam controlar e rastrear lotes e validades de medicamentos contribuem para uma gestão de armazenamento eficiente e que vai de acordo com as exigências da ANVISA. 

Além disso, esse processo também ajuda a evitar possíveis prejuízos financeiros que podem ocorrer quando se tem perdas por causa de vencimento. 

 

Como funciona a gestão de lotes e validades?

 

Principais desafios da Cadeia de Suprimentos HospitalarSendo assim, para o bom desempenho desta etapa logística, é necessário que o controle comece desde a entrada dos medicamentos no setor de armazenagem. 

Nesse primeiro momento, deve-se verificar a integridade das embalagens, documentação da carga e realizar o registro de item por item no sistema. 

 

A partir dessa registrabilidade, toda a movimentação do estoque será rastreada, e dados como a quantidade exata dos produtos que estão alí e a proximidade do prazo de validade ficarão sempre disponíveis para que a equipe responsável por essa operação faça uma boa administração do armazenamento de medicamentos.  

 

Investimento em tecnologia contribui para a gestão de lotes e validade. 

 

Por isso, aqui na RV Ímola, sempre buscamos investir em tecnologia que agrega maior segurança e permite uma visão integral de todas as etapas que envolvem um determinado processo, que, nesse caso, é o de gestão de lotes de validades. 

 

Um dos exemplos de inovação que implementamos é o estoque na vertical do modelo Logimat que, além de economizar espaço, facilita o picking dos produtos, ou seja, torna as ações de preparação e separação dos medicamentos mais dinâmica e exata. 

 

Outra tecnologia que vale a pena ser citada neste artigo é o CLIF, Central Logística de Inteligência Farmacêutica, que, por meio de um sistema tipo WMS, permite o controle absoluto de todos os medicamentos e insumos em condição de armazenamento. 

 

O CLIF disponibiliza também dados de: recebimento, conferência, separação por lote, armazenagem, dispensação de medicamentos, medicamentos sujeitos ao controle especial da ANVISA, prazos de validade e mantém a rastreabilidade de todos os produtos armazenados, promovendo uma maior sinergia operacional e com os clientes. 

 

Portanto, é visível como o processo de gestão de lotes e validades é imprescindível para o bom desempenho da armazenagem de medicamentos pois, só assim, é possível evitar desperdícios, perdas de produtos e oferecer um serviço sério e de qualidade.

 


Por: Bruno Vilela

Voltar