Logística de medicamentos: como fazer? - RV ÍMOLA

Blog

Logística de medicamentos: como fazer?

RV Ímola 03/12/2019
163 Comentários

Logística de medicamentos é um dos segmentos mais relevantes para o setor de saúde.

Quando a logística de medicamentos é feita de forma estruturada e bem planejada, contribui para que os remédios cheguem aos pacientes de maneira bem conservada, evitando perda de componentes ou danos ao tratamento de doenças. Resumidamente, a logística de medicamentos e a logística hospitalar atuam em diferentes atividades, incluindo o controle do estoque, o armazenamento de insumos hospitalares e o transporte refrigerado.

logistica-de-medicamentos-como-fazer

Os operadores logísticos precisam ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer o transporte de medicamentos, pois são submetidos a diversas fiscalizações com o objetivo de garantir que consumidores recebam produtos com total confiabilidade e segurança.

Além da presença de um farmacêutico durante o transporte, as boas práticas da logística de medicamentos englobam um sistema eficiente de cadeia fria (ou cold chain), que possui um controle rigoroso de higiene nos caminhões e nos depósitos. A temperatura dos veículos usados pelas empresas de logística também deve ser checada com frequência. Isso porque fatores como umidade, calor, ventilação e iluminação podem interferir nas propriedades terapêuticas dos medicamentos e vacinas.

Por isso, é fundamental que a gestão logística leve em conta as particularidades de cada produto, respeitando as condições adequadas do armazenamento, acondicionamento, movimentação e distribuição de cada tipo de medicamento. As tecnologias voltadas para a logística hospitalar são peças-chave para assegurar o crescimento estratégico do setor da saúde e evitar desperdícios gerados por perdas de medicamentos.

Outro ponto importante e que deve ser considerado pelas empresas de logística é o treinamento de motoristas sobre procedimentos operacionais relacionados à gestão logística, entre eles, planos de viagens, gerenciamento de risco, condução segura de veículos, uso do rastreadores, manutenção e cuidados básicos com os veículos.

A RV Ímola, empresa de logística com ampla experiência no mercado nacional, possui uma frota é composta por mais de 150 veículos que fazem o transporte de medicamentos por todo Brasil. Com softwares supermodernos e intenso controle de qualidade, a empresa também possui uma unidade própria localizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos para distribuição aérea de medicamentos.

Além disso, a RV também atua com moto-frete, realizando cerca de 40 mil entregas por mês, atendimentos de urgência e rastreabilidade das motos em tempo real. Sistemas de Gestão InHouse, unitarização, cadeia fria e dispensação são outros diferenciais oferecidos pela empresa aos clientes do setor público e privado de saúde. Gestão Logística de qualidade é com a RV Ímola!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística de medicamentos e outras soluções em logística, acesse aqui.

Voltar