Logística de medicamentos exige alta performance. - RV ÍMOLA

Blog

Logística de medicamentos exige alta performance.

RV Ímola 23/05/2024
271 Comentários

Logística de medicamentos faz empresas investirem em tecnologia e capacitação para se manterem competitivas.

Cada minuto conta para salvar uma vida, certo? Mas o que nem todos sabem é que cada temperatura, umidade, tipo de armazenamento hospitalar, meio de transporte e forma de distribuição também faz toda a diferença. Afinal, é a logística de medicamentos bem feita que faz com que ele se mantenha eficaz e leve ainda mais saúde para o paciente. 

É por causa de cada um desses detalhes que a indústria farmacêutica tem investido cada vez mais em tecnologia, capacitação técnica e estratégias personalizadas que levem à alta performance exigida. Só assim ela poderá estar páreo a páreo com os competidores e entregar um produto com cada vez mais qualidade e rapidez. 

Além disso, a tecnologia também tem ajudado essas empresas a se manterem fiéis às exigências regulatórias e políticas internas que garantem a segurança para esses medicamentos manterem suas propriedades e eficácia. 

 

Como a alta performance ajuda em cada etapa da logística de medicamentos

Recebimento

Um bom monitoramento de processo começa com o recebimento bem feito do produto. Afinal, desde o momento que ele chega ao centro de distribuição de medicamentos, é crucial que tenha um registro e análise adequados. Com isso, a empresa vai poder avaliar se tudo chegou em perfeito estado, se já precisa fazer devolução ou até mesmo se necessita colocar em quarentena. 

É nessa etapa que o sistema usado vai gerar um número para rastreamento e emitir uma nota fiscal que irá acompanhar o pedido ao longo do processo. Aqui na RV Ímola, por exemplo, nosso software do tipo WHS é o CLIF, que atua com gestão logística e controle de estoque desde o recebimento e separação por lotes até a chegada no destino final. Assim, ele controla a rotina de operação e permite que nossas equipes saibam exatamente por onde cada pedido passou e do que precisa.

 

Armazenamento hospitalar e de distribuição

Caso um fármaco – especialmente termolábil – seja exposto a temperaturas diferentes das adequadas, ele pode sofrer alteração, diminuir eficácia ou vida útil, ou até mesmo alterar sua toxicidade, fazendo o efeito oposto em pacientes e ocasionando prejuízos financeiros para o distribuidor. Por isso, em meio às consequências graves, a forma como se embala e armazena esses medicamentos é crucial para o futuro da indústria farmacêutica.

Afinal, seja em um hospital ou centro de distribuição de medicamentos, cada condição precisa ser muito bem controlada para evitar esses tipos de riscos. Em empresas de logística de medicamentos como a RV Ímola, por exemplo, isso pode ser resolvido com ferramentas como o CLIF, mas também com equipamentos como o Logimat. Ele é um sistema de armazenamento vertical que une economia de espaço com alto desempenho e, assim, facilita o picking e reduz a ocorrência de erros. 

 

Transporte de medicamentos

Segundo a RDC 653, todos os medicamentos devem ter a temperatura e umidade monitoradas da coleta até o destino, incluindo mapeamento térmico de rotas no trajeto por onde ele passou e foi exposto. Dessa forma, a tecnologia de rastreamento 24hs ajuda as empresas da indústria farmacêutica a monitorar essas condições e ainda evitar roubos de carga. Na RV Ímola, nós ainda vamos além e usamos softwares de alta performance para construir rotas inteligentes para que cada trajeto seja o mais rápido e seguro possível.

 

Gerenciamento de risco

Durante todas as etapas, é fundamental gerenciar e mitigar cada risco envolvido. Para isso, a tecnologia de monitoramento em tempo real e central 24hs nos ajuda a acompanhar o processo inteiro, diminuir a taxa de sinistralidade e ter uma rápida resposta a qualquer adversidade. 

No entanto, de nada adianta um sistema de ponta sem pessoas que saibam operá-lo, certo? É por isso que na RV Ímola fazemos treinamentos técnicos e de segurança para todos os colaboradores, assegurando que cada tarefa seja feita com qualidade e capacidade sob a supervisão de farmacêuticos altamente competentes. 

Como pode ver, fazer a logística de medicamentos não é uma tarefa fácil, mas com um parceiro como a RV Ímola é possível ter acesso a experiência e tecnologia sem os percalços desse processo e ainda garantir alta performance para a sua atividade. 

Essa é a minha alegria!

 

Por Roberto Vilela

Voltar