Logística hospitalar: tendências e desafios do 2º semestre de 2024 - RV ÍMOLA

Blog

Logística hospitalar: tendências e desafios do 2º semestre de 2024

RV Ímola 26/09/2024
417 Comentários

Logística hospitalar de qualidade em 2024 exige tecnologia e parceria para vencer os desafios.

O setor de transporte e armazenamento de medicamentos tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente depois da pandemia. Esse período ensinou o mercado a valorizar uma logística hospitalar muito bem conectada e segura que atenda as demandas com uma rapidez de resposta cada vez maior. 

A verdade é que os avanços tecnológicos têm contribuído bastante com essa mudança de cenário logístico, e as tendências para 2024 têm mostrado isso. As operações têm se tornado cada vez mais complexas e mostrado que os desafios da logística hospitalar moderna podem ser superados com a ajuda de parceiros como a RV Ímola, uma empresa que está no mercado há mais de 20 anos e sabe bem como investir em tecnologias para ajudar seus clientes a otimizarem essas operações.

 

Mas, afinal, quais são os principais desafios do segundo semestre?

Pode-se dizer que 2024 trouxe muitas dificuldades ao setor que exigem soluções inovadoras e ainda devem ser consideradas para o segundo semestre. Rodovias em condições ruins e a falta de segurança nas estradas, por exemplo, são algumas delas. Já que o índice de acidentes e roubos de cargas exige maior manutenção das frotas e gastos com perdas por atrasos ou danos, sem contar que faz com que ferramentas de rastreamento e gestão de risco sejam necessárias para vencer esses desafios logísticos.

Além disso, 40% dos caminhões viajam sozinhos no Brasil, o que representa uma ineficiência operacional problemática que exige uma melhor roteirização e gestão de estoques para aumentar a produtividade. 

Agora, quando o assunto é estratégia, um dos maiores desafios de logística hospitalar é a integração de sistemas e a estratégia omnichannel. Afinal, a demanda por uma experiência do cliente integrada aumenta cada vez mais, o que torna importante um controle de estoque preciso e atendimento integrado. Para isso, é importante ter sistemas que se comuniquem entre si e controlem com precisão todo o processo logístico.

Essa integração remete a outra problemática comum: o compliance. Já que, além da exigência técnica de monitoramento, requer vencer desafios estratégicos e entendimento abrangente de regulamentações que estão em constante mudança. 

Como pode ver, esses desafios logísticos nos levam a tendências em 2024 que demandam tecnologias de ponta e parceiros logísticos experientes para as empresas se manterem competitivas.

 

Quais são as tendências do segundo semestre de 2024? 

 

Inteligência Artificial (IA) e Data Driven

Além de otimizar rotas, a IA automatiza processos, diminuindo o tempo que suas equipes ficam na operação para focar em tarefas mais estratégicas, evitando problemas inesperados e fazendo análises preditivas que oferecem insights valiosos para a logística hospitalar.

Combinada com dados de qualidade, a IA faz parte da cultura Data Driven, que torna operações ainda mais eficazes no gerenciamento de estoques e tomadas de decisões. Na RV Ímola, vemos esse uso muito bem em sistemas integrados como o CLIF para gestão dos estoques e até no desenvolvimento de rotas inteligentes das frotas.

 

Agenda ESG

Cada vez mais, a sustentabilidade e a gestão social com boa governança são importantes para uma empresa se destacar dos concorrentes e construir um futuro melhor. O foco ESG beneficia a comunidade, os colaboradores, os clientes e a própria empresa, implementando ações como rotas de baixa emissão, logística reversa, processos seletivos inclusivos e auxílio a ONGs, que reduzem custos financeiros e de impacto cultural. 

 

Soluções de gestão e armazenamento otimizado

Ecossistemas digitais são fundamentais para trazer coesão e agilidade para a logística hospitalar. Na RV Ímola, o CLIF, por exemplo, é nosso sistema de controle de estoque e gestão que une o modelo Supply Chain com WMS (gerenciamento de armazéns) que se conecta com os sistemas dos clientes e permite um monitoramento preciso de cada etapa, indicando as condições e localização de cada medicamento para assegurar que ele não perca nenhuma propriedade físico-química até chegar ao seu destino final.

 

Capacitação e Qualificação Profissional

Farmacêuticos responsáveis e bem treinados são essenciais para o funcionamento de uma empresa de logística hospitalar, mas a capacitação vai muito além disso. Com o auxílio da gamificação e das plataformas EAD, é preciso ter programas de treinamento que acentuam as habilidades de todos os colaboradores, sejam motoristas, técnicos ou outros. 

Na RV Ímola, fazemos questão de ter treinamentos constantes que enriqueçam o conhecimento das nossas equipes e permitam que utilizem as tecnologias que trazemos para a empresa de maneira correta e precisa, sempre atentos à segurança e conformidade às leis e regras durante o uso.   

Como pode ver, fica fácil vencer os desafios logísticos da indústria farmacêutica e hospitalar com a RV Ímola ao seu lado. Então, se quiser ajuda para crescer do segundo semestre de 2024 à diante, fale conosco. 

Essa é a minha alegria!

 

Por Roberto Vilela.

Voltar