Logística verde é uma tendência para 2024, e sua empresa hospitalar precisa implementá-la. - RV ÍMOLA

Blog

Logística verde é uma tendência para 2024, e sua empresa hospitalar precisa implementá-la.

RV Ímola 28/12/2023
160 Comentários

Em 1987, a médica e ex-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland usou o termo “desenvolvimento sustentável” pela primeira vez. A partir daí, esse pensamento foi ganhando espaço em nossas vidas, e todo tipo de indústria foi tentando implementar ações que diminuíssem o seu impacto ambiental; de embalagens mais amigáveis até a logística reversa.

 

No entanto, em 2024, é preciso ir além desses conceitos, especialmente se a sua empresa é da área hospitalar. Se antes era o suficiente reduzir custos e entregar resíduos para reciclagem ou revenda, agora a logística verde surge para focar em métodos, de fato, sustentáveis.

 

Em sua essência, isso significa colocar em ação o ESG desde o início do processo, construindo um ciclo logístico que se retroalimenta de práticas sustentáveis. Muitas empresas, por exemplo, acrescentaram veículos elétricos e híbridos em suas frotas nos últimos anos para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. E não para por aí! 

 

Existem 6 bases para logística verde que são importantes de seguir na área hospitalar:

 

Empacotamento verde

A sustentabilidade começa com a escolha de materiais. Por isso, crie embalagens com menor uso possível de material plástico, por exemplo, ou utilize os biodegradáveis para criar um ciclo de vida que não cria mais resíduos.

 

Carga e descarga verde

Diminua o desperdício dos seus materiais, substituindo maquinários antigos por mais opções mais modernas. Dessa forma, além de garantir melhor qualidade do produto, é possível garantir estoques mais inteligentes. Na RV Ímola, temos um sistema de gestão logística chamado CLIF que controla todo esse processo e evita perdas desde a requisição do material até a entrega. 

 

Armazenamento de medicamentos verde

A movimentação e transporte dos produtos precisa ser cada vez mais fácil, por isso uma boa estrutura é essencial para armazená-las, como podemos ver no Logimat que usamos na RV Ímola. Ele é uma espécie de armazenamento vertical que reduz o uso de espaço e facilita a acomodação de medicamentos, eliminando a ocorrência de erros.

 

Transporte de medicamentos verde

A tecnologia de ponta nos ajuda a encontrar e adotar transportes alternativos e menos poluentes, reduzindo o consumo de energia e das emissões de CO². Rotas inteligentes, como a RV Ímola usa, também são um ótimo caminho verde, já que garantem maior segurança, menores índices de roubo de carga e menor consumo de combustível.

 

Distribuição verde

Do processamento do produto até seu ponto de distribuição, é importante reduzir os resíduos gerados durante todas as etapas da cadeia. Isso significa diminuir ao máximo o consumo de combustível e emissão de gases poluentes, colocando em prática muitas das práticas que já foram faladas no ESG.

 

Reciclagem e produção verde

Sabemos que é muito difícil ter um processo totalmente livre de resíduos, por isso é essencial que a sua empresa possa devolver essas sobras da melhor forma possível, ressignificando e reintroduzindo-as no ciclo produtivo de outra maneira. 

 

Para uma empresa ser sustentável em 2024, significa que ela precisará ir além do senso comum e entender que o ESG e o desenvolvimento sustentável precisam evoluir e crescer para que seu ciclo produtivo se sustente a longo prazo. E isso só é possível quando uma empresa tem equipes e parceiros comprometidos, algo que temos muito orgulho de ter aqui na RV Ímola. 

 

Afinal, nosso compromisso é sempre nos manter a par de novas tecnologias e processos para manter nossos pilares de sustentabilidade e diversidade sempre atualizados. 

 

 

 

 

 

Por Maria Tenório.

Voltar