O que é ESG e porque é importante para empresas? - RV ÍMOLA

Blog

O que é ESG e porque é importante para empresas?

RV Ímola 23/03/2023
174 Comentários

ESG é uma forma das empresas se integrarem melhor com a sociedade e gerarem crescimento para todos.

 

 

Você já deve ter ouvido falar dessa sigla, certo? Em inglês, ESG se traduz para Environmental, Social and Governance e diz respeito à integração e construção de valores aliados à preocupação com questões ambientais, sociais e de governança em uma empresa.

 

Com o mercado cada vez mais exigente e a sociedade crescendo tanto, o mundo dos negócios precisou olhar ao seu redor e se adequar às mudanças para garantir sua sustentabilidade e impacto positivo na sociedade. 

 

Eu mesma, como PCD, tive muitas dificuldades em implementar uma nova cultura nas empresas em que já trabalhei com RH no passado, encontrando resistência e descrença, mas sempre acreditei que era essencial que a inclusão e diversidade estivessem presentes por lá e, com projetos de seleção e contratação, pude provar isso.

 

O começo de qualquer coisa é desafiador. Quando descobri a perda da minha visão em 2012, já adulta, foi complicado me adaptar à nova forma de viver. Demorei 5 anos para vencer o medo de usar o computador e a confiança só foi vindo ao longo do tempo, mas acredito que com amor, carinho e respeito, tudo é possível.

 

Como Roberto Vilela, fundador da RV Ímola diz, ““Eu adoraria viver num mundo em que cada ser humano pudesse trazer à tona todas as camadas de sua individualidade”, e criando oportunidades com equidade é que podemos verdadeiramente construir a transformação que queremos. 

 

Apesar de já ter essa preocupação desde sempre, a RV Ímola decidiu criar uma área de ESG para focar nessa missão, trabalhando desde políticas internas com nossos colaboradores até checagens com parceiros e fornecedores que contratamos para que todos tenham os mesmos valores que nós e possamos impactar a sociedade positivamente juntos.  

 

Na RV Ímola, nosso maior desejo é expandir essa mudança e usar a gestão de pessoas para aprimorar o ambiente em que vivemos, colocando em prática ações que estimulem governança, sustentabilidade e diversidade. 

 

Ter uma política de ESG vai além de cartilhas e eventos. É sobre entender o outro e implementar uma cultura que se retroalimente de oportunidades e conscientização. Assim, é possível reduzir custos, garantir maior segurança para investidores e trazer transparência para o negócio. 

 

Além disso, a empresa que investe em ESG consegue reter talentos e montar uma equipe que realmente se preocupa com essas questões e, juntos, podem incentivar essa mentalidade cada vez mais desenvolvendo processos mais eficientes e construindo inovação a partir da diversidade.

 

Só precisa começar. Vem com a gente?

 

 

 

Por Maria Tenório

Voltar