Uma boa ideia sem estratégia e planejamento é apenas uma ideia. É exatamente por isso que muitas empresas se perdem no meio do caminho, pela carência de um efetivo plano de negócios.
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios vai permitir que o empreendedor tenha uma visão ampla do setor de atuação da sua empresa, bem como produtos e serviços semelhantes e existentes no mercado, comportamento da concorrência, perfil de público-alvo e fornecedores.
Nesse planejamento estratégico, também é possível fazer uma análise SWOT das forças, fraquezas, oportunidades, possíveis ameaças e identificar o propósito da empresa através da missão, visão e valores.
Com anos de experiência na área de gestão comercial, digo com propriedade que, só com um plano de negócios com definição de metas factíveis e análise de riscos, é que se torna possível alcançar os objetivos e evoluir de forma gradual, porém, com grandes chances de sucesso.
Para que serve um plano de negócios?
Eu poderia resumir o objetivo do plano de negócios em duas palavras: não fracassar.
Ele existe para que um empresário organize suas ações e tenha clara noção do melhor caminho a seguir de acordo com suas particularidades.
Planejamento, quando falamos no ramo empresarial, é essencial para que dono de um negócio não se perca, evitando que em pouco tempo, ele se depare com um cenário de má administração ou falência da sua empresa.
Portanto, deixo aqui a mensagem de que se você ou alguém que você conhece, pensa em ter a sua própria empresa ou precisa rever a forma que está atuando perante ao mercado, é melhor optar por uma gestão estratégica na qual primeiro vem o planejamento, para depois as ações serem executadas.
Por: Max Trevisan