Principais abordagens no VI Congresso da ABOL - RV ÍMOLA

Blog Matérias

Principais abordagens no VI Congresso da ABOL

RV Ímola 07/10/2022
262 Comentários

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) é uma entidade parceira responsável por representar os principais operadores logísticos do Brasil, com o propósito de promover e desenvolver este mercado, buscando o apoio de órgãos federais para a criação de um marco regulatório das atividades do setor.

 

Atualmente, a ABOL reúne os maiores players do setor: 31 operadores logísticos nacionais e estrangeiros, que prestam serviços a empresas das mais diversas cadeias produtivas e que, juntos, detêm 16% da receita bruta de todo o mercado.

 

Nos dias 17 e 18 de agosto, aconteceu o VI Congresso ABOL para associados, evento que contou com a participação de palestrantes renomados para falar sobre o setor de logística e o cenário econômico mundial. O encontro também foi uma excelente oportunidade de intercâmbio de experiências entre as 31 empresas, principalmente se considerarmos os desafios enfrentados pelo setor.

 

Como a RV Ímola é uma das empresas associadas, eu pude conferir as valiosas trocas de informações pessoalmente e trazer alguns insights sobre os temas abordados para vocês também se atualizarem.

 

Dados do setor de transporte

Os dados divulgados sobre o setor de transporte indicaram o aumento de 96% no diesel desde janeiro de 2020, também tendo sido registrado o aumento de 60% nas peças automotivas desde janeiro de 2021. Os deslocamentos de cargas produziram um total de 2.386,7 bilhões de TKU. Além disso, o modal rodoviário tem participação de 64% no transporte de cargas, e foi identificado que 27% da frota nacional tem 16 ou mais anos de idade.

 

Ainda sobre este setor, falou-se sobre o pedágio de fluxo livre, conhecido como sistema Free-Flow, que pretende promover inteligência e tecnologia na mobilidade.

 

Também foi interessante saber que o Brasil ocupa a 124ª posição entre os 190 países avaliados pelo ranking Doing Business 2020, elaborado pelo Banco Mundial para analisar a facilidade de se fazer negócios em todo o mundo.

 

O mercado brasileiro de frete e frota movimenta cerca de R$ 365 bilhões por ano. Nosso país é movido a diesel, asfalto e caminhão, e esses dados são importantes para a condução do nosso negócio.

 

Estratégias de gestão

Nos diálogos sobre as estratégias de uma gestão eficiente, muito se falou sobre o reconhecimento profissional eficaz, que precisa contar com ações pensadas pela empresa para reconhecer e valorizar os funcionários, promovendo o orgulho em pertencer. Outros tópicos envolveram o conceito de liderado vs. subordinado, abordando a etiqueta profissional, além da figura de líder justo dentro de uma empresa.

 

As estratégias se concentraram em aspectos como governança ambiental, social e corporativa, remuneração decente, distribuição de lucros e compartilhamento de riquezas. Também foi discutida a importância de contar com um RH preparado para atuar no ambiente pós-pandemia e aplicar mudanças organizacionais na estrutura.

 

A diversidade, inclusão e equidade são assuntos que precisamos levar ainda mais em consideração no nosso negócio para promover um ambiente que primeiro se preocupa com a cultura, com a segurança psicológica, e depois com a metodologia a ser adotada na empresa.

 

Dados do macro cenário de operadores logísticos

O setor de operadores logísticos registrou receita bruta de R$ 166 bilhões em 2021, e a ABOL atingiu o market share de 15%. Foram registrados 878 mil transportadores autônomos, sem incluir armazéns gerais e operações próprias. Além do mais, o potencial do espaço de crescimento é de 684 bilhões.

 

Foi um prazer poder participar do congresso da ABOL e contribuir para que a RV Ímola continue desenvolvendo soluções sob medida para cada desafio encontrado ao longo de seu percurso de excelência no mercado de logística hospitalar.

 

Max Trevisan

Por: Max Trevisan

Voltar