Antes de falar sobre algumas das principais atividades que um profissional de relações institucionais executa, preciso comentar sobre a importância dessa área dentro de uma empresa.
O setor de relações institucionais é responsável pelo relacionamento e comunicação com organizações, comunidade, municípios, Estados e até mesmo Ministérios Federais, sempre visando a harmonia e que a tomada de decisão seja sempre benéfica para todas as partes envolvidas.
O que o profissional de RI faz na rotina de trabalho?
Para o bom desempenho da sua gestão comercial dentro de uma instituição, esse profissional precisa, antes de tudo, traçar um planejamento estratégico que engloba pensar em ações para:
- Fortalecimento e consolidação da imagem da empresa diante do mercado;
- Desenvolver o marketing e relacionamento com a mídia;
- Identificar oportunidades e parcerias;
- Negociar interesses e gerenciar crises;
- Estimular a responsabilidade social e ética dentro da empresa;
- Identificar decisões que podem interferir no desempenho da organização e propor soluções.
Habilidades de um profissional de Relações Institucionais
Sendo assim, depois de apresentá-los um pouco as funções que estão dentro do escopo de trabalho de um profissional de relações institucionais, penso ser importante também citar que é necessário ter habilidades plurais para atuar nesta área.
Como o diálogo com outras pessoas é fundamental nesse cargo, é preciso cuidado e empatia para falar com o próximo, possuir conhecimento em outras áreas profissionais, ter poder de argumentação e sempre estar atualizado quanto às mudanças e acontecimentos que ocorrem no mundo.
Portanto, ter um profissional de relações internacionais dedicado à uma empresa é estar preparado para traçar planos e estratégias comerciais que vão agregar valor ao negócio, aumentar a credibilidade e render boas parcerias.
Por: Max Trevisan