Quando você compra 1 quilo de batata, será que você está realmente levando 1 quilo? - RV ÍMOLA

Minuto com a Qualidade

Quando você compra 1 quilo de batata, será que você está realmente levando 1 quilo?

RV Ímola 30/09/2021
0 Comentários

De maneira simplificada, calibração é o processo de comparação entre um padrão e o instrumento a ser calibrado, para registro dos resultados encontrados é emitido um certificado de calibração.

Quando ouvimos a palavra “calibração”, pensamos nisso como um processo realizado em laboratórios de metrologia ou tecnologia de medição. Raramente paramos para pensar em como o processo de calibração afeta inúmeras atividades diárias.

Como por exemplo: Os produtos que compramos no supermercado têm preço baseado em peso e para isso a balança precisa ser calibrada com uma frequência que garanta sua confiabilidade.  Seja na indústria, no comércio, na saúde, no meio ambiente ou em outros setores, os equipamentos precisam estar em condições de uso para garantir a confiabilidade na medição, além disso, os equipamentos precisam ter um plano de calibração.


Pensando nisso podemos ter uma ideia da importância que o Datalogger (equipamento integrado que realiza medições de temperatura) representa no transporte refrigerado, onde a temperatura precisa ser controlada.
Não somente no transporte, as etapas de um operador logístico também precisam garantir que no armazenamento e na distribuição seus produtos e remédios se mantêm com as mesmas condições e características de quando foi fabricado.

Por isso a calibração é tão importante, por meio dela é possível identificar se um equipamento está dentro dos valores aceitáveis para não interferir na qualidade dos serviços prestados.

Como tudo na vida, um equipamento de medição tem um tempo de vida útil, por isso a calibração e a manutenção são essenciais para que continuem a fornecer resultados confiáveis ao longo do tempo.

 

Equipe da Qualidade

Os comentários estão fechados.

Voltar