Terceirizar a logística hospitalar como parte da estratégia operacional melhora o desempenho financeiro da empresa - RV ÍMOLA

Blog

Terceirizar a logística hospitalar como parte da estratégia operacional melhora o desempenho financeiro da empresa

RV Ímola 05/04/2022
160 Comentários

O compromisso mais importante de um hospital é prezar pela saúde, porém, uma instituição desse tipo funciona como qualquer outra empresa, com setores, colaboradores e muitas atividades que demandam atenção. Por isso, a terceirização do serviço logístico é essencial para o bom desempenho deste segmento. 

 

Terceirizar a logística hospitalar como parte da estratégia operacional melhora o desempenho financeiro da empresa.Além disso, hospitais possuem em suas farmácias milhões em medicamentos e em sua estrutura, equipamentos de alto custo, ou seja, uma má administração pode gerar prejuízos financeiros. 

 

Vantagens da terceirização da logística hospitalar

 

Sendo assim, é notória a importância de uma gestão eficiente e é por isso que uma empresa como a RV Ímola é o tipo ideal para realizar esse tipo de operação.

Abaixo, selecionei três ações que ocorrem quando se terceiriza o serviço logístico e que, ao meu ver, só agregam bons resultados às unidades de saúde:

 

  • Utilizar alta tecnologia para auxiliar na gestão de estoque;

 

  • Evitar desperdícios financeiros com compras desnecessárias ou pelo descarte de medicamentos fora da validade, pois todos os itens são registrados.  

 

  • Melhorar a organização da farmácia hospitalar com controle rígido da entrada e saída de materiais para médicos e pacientes;

 

Relação entre a logística hospitalar e o financeiro 

 

Com o passar dos anos e o aumento da concorrência, apesar das ações citadas  anteriormente serem imprescindíveis aos hospitais, ter uma logística com um posicionamento estratégico operacional também se tornou um grande diferencial. 

 

Com isso, as operadoras estão implementando projetos de médio e longo prazo que visam a diminuição dos custos e manutenção e, para colocar em prática essa estratégia é necessária uma visão 360º de todas as áreas de um hospital.

A partir dos dados analisados sobre o funcionamento de cada setor, é possível mensurar os custos diretos e indiretos de cada um e começar a  pensar em um novo fluxo de funcionamento que otimize o serviço, reduzindo os gastos. 

Diante do exposto, conclui-se que terceirizar a logística hospitalar só leva benefícios aos hospitais e garante o excelente desempenho dessas instituições.

 

Por: Max Trevisan

Voltar