Transporte de medicamentos: cuidados necessários - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos: cuidados necessários

RV Ímola 05/05/2020
274 Comentários

Transporte de medicamentos é um tema recorrente para profissionais que trabalham no ramo farmacêutico e no segmento de logística hospitalar, sendo necessários a atualização constante e o cumprimento das regras dos órgãos reguladores.

Para ter sucesso no transporte de medicamentos, é fundamental entender que muitos remédios e vacinas precisam de cuidados especiais para não perderem suas propriedades terapêuticas. Isso inclui, por exemplo, controle de temperatura, iluminação e umidade dentro dos caminhões que fazem o transporte refrigerado. As empresas precisam contar com caminhões refrigerados, câmaras frias, mapeamento térmico, freezers e todos recursos essenciais para o controle rigoroso da temperatura.

transporte-de-medicamentos-cuidados-necessariosAlém de seguir as boas práticas do mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também exige que as empresas de transporte de medicamentos tenham um farmacêutico na equipe para checar todas as exigências deste tipo de atividade. Outro cuidado importante para não comprometer a eficácia dos medicamentos é a higienização dos locais de transporte e armazenamento de insumos hospitalares, que devem passar por inspeções frequentes para assegurar a qualidade dos produtos.

Vale lembrar que a Anvisa exige documentos específicos para os operadores logísticos que atuam com transporte de medicamentos, entre eles, a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE). Trata-se de uma certificação que atesta que a companhia está apta a realizar o transporte refrigerado com segurança. A Anvisa também concede uma Autorização Especial para o transporte de medicamentos controlados.

Outro diferencial oferecido pelas empresas de logística hospitalar é a gestão adequada dos estoques por meio do uso de softwares e outras soluções em logística. Esses recursos tecnológicos ajudam a gerenciar tudo o que entre a sai dos centros de distribuição e oferece controle mais preciso sobre prazos de validade, código de barras etc. Esses são apenas alguns dos cuidados básicos para ter sucesso no transporte de refrigerado e para uma gestão logística de qualidade.

A RV Ímola é uma empresa conceituada no ramo da logística hospitalar por oferecer soluções inovadoras em transporte refrigerado, consultoria em logística, armazenamento de medicamentos e muito mais. A empresa já foi premiada diversas vezes por seguir padrões de qualidade dos órgãos reguladores e estar sempre à frente do mercado.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber das novidades em gestão logística e transporte de medicamentos.

Para mais notícias sobre armazenagem de medicamentosacesse aqui.

Voltar