Transporte de medicamentos: entenda os desafios - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos: entenda os desafios

RV Ímola 12/05/2020
284 Comentários

Transporte de medicamentos tem grande importância para a economia brasileira e para o sucesso do tratamento de inúmeras doenças.

Segundo a pesquisa “Transporte de Medicamentos no Brasil – Cenário Atual e Futuro do Setor”, solicitada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística à Fundação Getúlio Vargas, a contribuição do setor de transporte, armazenagem e correios foi de R$ 213,2 bilhões em 2015. Nos últimos cinco anos, esses dados aumentaram consideravelmente, reforçando a relevância deste tipo de atividade para a sociedade e os desafios a serem enfrentados pelas empresas de transporte de medicamentos.

transporte-de-medicamentos-entenda-os-desafiosO gerenciamento de materiais hospitalares cria novos empregos e necessita de investimento constante para beneficiar o setor da saúde. Em outras palavras, o transporte refrigerado para medicamentos é muito benéfico para a economia, mas precisa ser feito de forma estratégica para evitar prejuízos, perda de mercadorias e danos às propriedades dos medicamentos.

Nesse sentido, os maiores desafios enfrentados pelas empresas que atuam com transporte em veículos refrigerados incluem:  infraestrutura de transportes, regulamentação e mão de obra, qualidade dos equipamentos, capacitação das equipes etc.

Outra dificuldade a ser vencida, na minha opinião, é o gerenciamento de risco nas estradas, bem como a manutenção dos veículos que fazem o transporte refrigerado para medicamentos. Para isso, as rotas para a logística de medicamentos devem ser pensadas de forma planejada, sempre levando em conta o tempo de deslocamento, a fragilidade das mercadorias e a segurança nas rodovias.

Além de proteger as cargas, outra preocupação no transporte de medicamentos é a regulamentação do setor. A Anvisa estabelece regras de controle de qualidade que devem ser cumpridas à risca pelas empresas de logística hospitalar para evitar multas ou perda de credibilidade.

Esses são apenas alguns dos caminhos para continuarmos fazendo gestão logística qualificada, mesmo diante de inúmeros desafios.

Nossa missão, aqui na RV Ímola, é contribuir para o ramo da saúde e para o bem-estar dos pacientes. Para isso, conte sempre com nossas soluções inovadoras em: transporte de medicamentos, consultoria em logística, Gestão in House e muito mais.

Por Roberto Vilela.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, acesse aqui.

Voltar