Transporte de medicamentos termolábeis: o desafio da indústria farmacêutica - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos termolábeis: o desafio da indústria farmacêutica

RV Ímola 29/06/2021
174 Comentários

TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS PRECISA OFERECER UMA ESTRUTURA ADEQUADA.

 

Transporte de medicamentos termolábeisTransporte de medicamentos termolábeis é considerado o grande desafio dentro da logística hospitalar pelas condições especiais exigidas neste tipo de carregamento.

 

Exigências da ANVISA para o transporte refrigerado

 

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária dispõe da resolução RDC Nº304/2019 a qual determina regras a serem seguidas por empresas de soluções em logística no estilo da RV Ímola. Veja abaixo algumas destas normas exigidas:

 

  • Medicamento termolábil deve ser transportado a uma temperatura de 2ºC a 8ºC;

 

  • É necessária uma verificação documentada de que a área que receberá a carga a ser transportada está com temperatura controlada de forma a garantir a homogeneidade térmica no interior do veículo;

 

  • A empresa deve oferecer treinamento específico para os seus funcionários cujas atribuições possuam impacto no sistema de gestão da qualidade.

 

Sendo assim, fica evidente que treinamento de equipe e controle da qualidade do ar na frota que realiza o transporte de medicamentos sensíveis às variações climáticas como as vacinas, são fatores que demandam maior atenção das prestadoras deste tipo de serviço. 

 

 

  • Desafios do transporte de medicamentos termolábeis 

 

 

Logo, cumprir as exigências dos órgãos reguladores por parte das indústrias farmacêuticas e empresas de operações logísticas é, sem dúvidas, o grande desafio no transporte refrigerado para medicamentos.

 

Além do monitoramento da temperatura, manter os padrões de higiene e sanitização dentro dos veículos é crucial para a integridade dos produtos hospitalares.

 

Dentro deste contexto, incluímos também a escolha da melhor rota, analisando o percurso de maior segurança e com asfalto em boa qualidade pois, devido a grande extensão territorial do Brasil, trajetos em más condições são rotineiros e se tornam potenciais obstáculos para o transporte de medicamentos.

 

Portanto, pelos produtos termolábeis como as vacinas imunizantes ao coronavírus, serem sensíveis e exigirem condições de armazenamento e distribuição diferente dos demais medicamentos, é que se faz necessário por parte da indústria farmacêutica, a terceirização de uma empresa de logística hospitalar capacitada para a administração do transporte em veículos refrigerados. 

 

E para isso, você pode contar com a RV Ímola que é uma operadora logística especializada em gestão, armazenagem e transporte de produtos hospitalares. Com diversos prêmios, a RV é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística de medicamentos e transporte refrigerado.

Para mais notícias sobre transporte de medicamentos, acesse aqui.

RV Ímola

Voltar