Transporte de medicamentos é um setor que precisa dos equipamentos e times certos para crescer.
Nos últimos anos, o setor de transporte de medicamentos tem se desenvolvido bastante, especialmente em países como Alemanha, Holanda e Suécia, líderes em logística no mundo. O que eles têm em comum? Acompanham muito bem o que está em voga e investem em inovação de ponta. Afinal, quando falamos em tendências, é natural que essa palavra tenha uma relação direta com tecnologia e análise de dados que construam rotas inteligentes e custos menores.
Aqui no Brasil, o desafio não é diferente. Empresas de logística de medicamento precisam garantir que cada índice e situação sejam controlados e medidos para que o produto chegue ao seu destino final na condição ideal, e com a tecnologia isso se torna possível.
Quais são as principais tendências no transporte hospitalar?
A fim de otimizar e organizar operações, a tecnologia tem se tornado essencial para empresas se diferenciarem no mercado. Com a captação e uso de dados inteligentes, por exemplo, é possível melhorar a experiência do cliente, alocar melhor recursos, fazer investimentos mais eficazes e ter entregas mais previsíveis e seguras. Sem contar que drones e robôs têm auxiliado na logística de medicamento em carregamentos, organizando armazéns e acompanhando cargas como parte do sistema de segurança.
No entanto, uma das grandes estrelas no transporte de medicamentos é a tecnologia em tempo real. Afinal, poder fazer o monitoramento e rastreamento das cargas durante toda a cadeia integrada aos veículos agilizam e dão segurança ao processo inteiro. Com dados como localização geográfica do caminhão, informações do condutor e temperatura do meio de transporte, é possível garantir que o fármaco não perca nenhuma de suas propriedades.
E tem mais! Um sistema integrado ajuda nos cálculos de tempo de entrega, peso do caminhão e dos produtos, e espaço disponível, assegurando que uma transportadora de medicamento como a RV Ímola possa construir e executar os cenários mais favoráveis que evitem atrasos e roubos de carga, e aumentem o custo-benefício da operação.
Como a RV Ímola pode ajudar?
Sabemos que investir em tecnologia pode ser caro e desafiador, especialmente se pensarmos em todo o processo de aprendizado das equipes e ajustes do cotidiano a partir da nova ferramenta. Por isso, uma ótima saída é contratar uma empresa de logística e transporte de medicamentos como a RV Ímola.
Com mais de 20 anos de mercado, temos mais de 7 anos sem ocorrências de sinistralidade e usamos ferramentas de GPRS e GSM, Logimat, CLIF, cadeia fria e diversas outras tecnologias de ponta para garantir melhores entregas nos padrões da ANVISA com o gerenciamento de risco necessário. Afinal, sabemos bem o quanto a tecnologia pode fazer pelo transporte hospitalar e salvar vidas.
Essa é a minha alegria!
Por Roberto Vilela.