Transporte de vacinas exige cuidados especiais para manter a eficácia das substâncias - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de vacinas exige cuidados especiais para manter a eficácia das substâncias

RV Ímola 08/07/2021
174 Comentários

Transportar medicamentos e vacinas é uma etapa da logística hospitalar que requer máxima atenção para que mantenham as cargas intactas até o destino final.

Transporte de vacinas precisa ser executado com total atenção e competência devido à vulnerabilidade das substâncias biológicas que compõem esses imunizantes. 

 

Cuidados necessários para não colocar as vacinas em risco 

 

Transporte de vacinas

Por isso, órgãos reguladores como a ANVISA criaram resoluções específicas que devem ser seguidas por empresas de logística hospitalar, como a RV Ímola, para a execução deste tipo de serviço. 

 

Deste modo, um ponto importante a ser considerado no transporte de vacinas é a temperatura interna dos veículos, pois este é um fator que pode impactar diretamente e afetar a estabilidade desses produtos. 

 

Além da temperatura que precisa estar entre 2ºC e 8ºC, deve-se ter atenção também quanto à umidade e luminosidade do local, assim como a higiene e sanitização, que são imprescindíveis para o transporte de produtos hospitalares em geral. 

 

Escolha da rota também é fundamental para o transporte de medicamentos

 

Ainda sobre esses cuidados essenciais, avaliar qual é a melhor rota a ser seguida para realizar o transporte de vacinas também faz parte do processo, pois quando se trata de Brasil, um país de grande extensão territorial e algumas rodovias com asfalto prejudicado,  é preciso analisar bem o caminho a ser percorrido para que este carregamento seja feito em segurança. 

 

 

  • Tecnologia no transporte refrigerado 

 

 

Logo, o uso da tecnologia para o gerenciamento de risco nesta etapa logística acaba sendo um grande diferencial que otimiza processos. Aqui na RV, utilizamos, por exemplo, softwares de última geração que nos permitem monitorar em tempo real tanto o trajeto que está sendo feito no transporte de medicamentos quanto se a temperatura está ideal. 

 

Portanto, quando nos referimos ao transporte de vacinas, é necessário que além de estrutura adequada e dentro das normas pré estabelecidas pelas instituições fiscalizadoras, que se tenha também uma equipe altamente capacitada para realizar esta logística tão importante, inclusive nos tempos atuais de pandemia.

 

Especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde, a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.  

 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística de medicamentos e transporte refrigerado.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

 RV ÍMOLA

Voltar