Transporte refrigerado: mais proteção aos produtos - RV ÍMOLA

Blog

Transporte refrigerado: mais proteção aos produtos

RV Ímola 31/07/2020
273 Comentários

Transporte refrigerado é uma atividade da logística de medicamentos repleta de desafios e com uma regulamentação bem séria a ser cumprida.

No Brasil, o transporte refrigerado vem crescendo a cada ano graças ao desenvolvimento da indústria farmacêutica na produção de vacinas, remédios e outros tipos de medicamentos. Geralmente, esses produtos são sensíveis ao calor e precisam ficar protegidos de condições adversas para que cheguem de forma segura aos pacientes.

transporte-refrigerado-mais-protecao-aos-produtosPor isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que as empresas de transporte de medicamentos tenham uma infraestrutura adequada de cadeia do frio, com equipamentos que consigam manter as mercadorias na temperatura indicada por cada fabricante durante todas as etapas do armazenamento e distribuição de medicamentos.

Entre os equipamentos mais utilizados para assegurar o bom gerenciamento de medicamentos, estão: baús isotérmicos, softwares de controle de temperatura, embalagens térmicas, câmaras frias, cortinas plásticas nas portas dos caminhões para impedir a entrada de calor etc. Além disso, é preciso que as empresas de logística hospitalar estejam atentas às boas práticas do setor, às novas tecnologias e à presença de um farmacêutico para cuidar da higiene e de todos os detalhes do transporte de medicamentos.

Outro desafio no transporte refrigerado é o planejamento eficiente das rotas para evitar que os produtos fiquem muito tempo expostos a grandes temperaturas nas estradas do país.

Seguindo todos esses cuidados listados acima, as chances de prejuízos ou perdas de medicamentos diminuem e é possível contribuir para o crescimento sustentável do ramo da saúde no Brasil. Esse é o maior objetivo das empresas de distribuição de medicamentos!

A RV Ímola, por exemplo, atua no ramo de transporte refrigerado e logística hospitalar há muitos anos, sendo conhecida por suas soluções inovadoras em cadeia do frio. A empresa oferece inúmeros serviços para clínicas e hospitais, incluindo: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, armazenagem hospitalar, transporte refrigerado, gestão inHouse e outros. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar e armazenamento de medicamentos, acesse aqui.

Voltar