Transporte refrigerado: veja as exigências - RV ÍMOLA

Blog

Transporte refrigerado: veja as exigências

RV Ímola 19/05/2020
174 Comentários

Transporte refrigerado de medicamentos é uma tarefa complexa e que exige o cumprimento de diversos requisitos para garantir a segurança das mercadorias.

Uma das principais é a presença de um farmacêutico nos caminhões e estoques. Essa regra tem como objetivo garantir que o profissional cheque todos os procedimentos necessários para o transporte refrigerado, incluindo as boas práticas de higiene, documentação, controle de qualidade e de pragas. Ele também tem a função de treinar as equipes envolvidas no transporte de medicamentos e em outras atividades relacionadas à logística hospitalar.

transporte-refrigerado-veja-as-exigenciasOutra atividade do farmacêutico e das empresas de transporte de medicamentos é o rastreio das cargas a fim de assegurar tudo o que entra e sai dos depósitos, bem como o destino correto de cada mercadoria. Esse profissional irá verificar as recomendações de cada fabricante para o controle de temperatura, bem como as diretrizes e autorizações da Anvisa para cada tipo de produto.

Como já mencionamos em outros artigos, muitos medicamentos e vacinas são sensíveis a altas temperaturas, umidade e iluminação. Por isso, cabe aos profissionais da gestão logística hospitalar zelar pelo mapeamento térmico nos caminhões de transporte refrigerado e na armazenagem de medicamentos.

Vale lembrar que as rotas do transporte de medicamentos também devem ser planejadas de forma estratégica, sempre priorizando a conservação dos produtos e o menor tempo possível de exposição a riscos.

Todo esse cuidado na logística de medicamentos fará com que os pacientes recebam um tratamento cada vez mais seguro. Além disso, haverá diminuição nos prejuízos causados por falhas na logística hospitalar.

A RV Ímola é uma empresa conceituada em transporte refrigerado de medicamentos por investir em infraestrutura, treinamentos e estar sempre à frente das melhores práticas do mercado. A empresa segue rigorosos critérios para controle de qualidade e já foi premiada inúmeras vezes por sua excelência em logística hospitalar e armazenamento de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos, acesse aqui.

Voltar