Transportes e armazenamento de medicamentos seguros: entenda os riscos e como evitá-los. - RV ÍMOLA

Blog

Transportes e armazenamento de medicamentos seguros: entenda os riscos e como evitá-los.

RV Ímola 07/03/2024
220 Comentários

Transportes e armazenamento de medicamentos, quando feitos de maneira estratégica, podem reduzir perdas e custos. 

Segundo o comitê de cargas do Reino Unido, o Brasil é o sétimo país no ranking com maior número de roubo de cargas do mundo. Esse tipo de crime, só entre 2020 e 2021, trouxe um prejuízo de R$1,2 bilhão, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística). Já deu para ver que o cenário não parece atrativo para os transportes e armazenamento de medicamentos, certo?

O fato é que a porcentagem de ocorrências envolvendo esse tipo de roubo de carga só aumentou nos últimos anos. De 2017 a 2021, os dados cresceram de 7% para 14%, chegando a 30% em 2018. 

Por ser um produto tão valioso, medicamentos costumam ser um alvo que traz muitos prejuízos para toda a cadeia, desde a indústria produtiva até os próprios pacientes, que são afetados com atrasos e falta de fármacos em estoques. 

Por isso, é importante seguir algumas práticas nos transportes e armazenamento de medicamentos para garantir as exigências de qualidade que este produto exige e ainda minimizar os riscos.

 

Quais são as boas práticas para evitar roubos de cargas de medicamentos?

 

Horário de transporte

Grande parte dos roubos, segundo alguns estudos, são de 8hs da manhã até 14hs da tarde. Assim, é interessante pensar em evitar esses horários para garantir uma segurança maior nos transportes e armazenamento de medicamentos.

Plano de rota

Ao realizar um planejamento cuidadoso das rotas a serem realizadas, você consegue diminuir a previsibilidade do trajeto a ser usado, mas também dos locais e horários para alimentação, abastecimento e descanso, por meio de um rodízio. 

Gerenciamento de Riscos

Ter um programa de gerenciamento de riscos é o recurso ideal para monitorar, prevenir e reduzir os riscos de roubo de medicamentos, pois permite que as empresas orientem a gestão da frota e façam decisões importantes de segurança. 

Na RV Ímola, temos um sistema de gerenciamento de riscos que usa as mais atualizadas tecnologias em gestão de risco e rastreamento, como ferramentas de GPRS e GSM, assegurando maior agilidade nas tomadas de decisão.

Sistemas de monitoramento

Em tempo real, um sistema assim rastreia e gere a frota inteira garantindo resposta imediata a qualquer perigo ao motorista e à carga, além de recalcular rotas de acordo com dados de roubos e outros crimes. Na RV Ímola, por exemplo, nossa equipe de gerenciamento de risco de transportes e armazenamento de medicamentos já está com mais de 7 anos sem ocorrências de sinistralidade, devido ao nosso sistema de monitoramento 24hs por dia. 

Treinamento de motoristas

Para fazer uma boa gestão de qualidade e serviço, é importante pensar nas pessoas que utilizam essas tecnologias. Por isso, motoristas devem ser bem treinados para evitar ou agravar roubos de cargas como fazemos na RV Ímola, garantindo que ajam rapidamente em qualquer situação e estejam conscientes de que atos como caronas e pausas fora dos locais mapeados podem ser prejudiciais.

Seguro e segurança

Mesmo com todas essas precauções, é crucial garantir que os transportes e armazenamento de medicamentos sejam assegurados e, dependendo do valor total da carga, tenham uma escolta armada para evitar maiores prejuízos. 

Com segurança e qualidade, sua carga pode sair das estatísticas preocupantes de mercado e chegar ao destino final tranquilamente, em especial se contratar empresas como a RV Ímola, especialista em transportes e armazenamento de medicamentos há mais de 20 anos.

Por Adriana Oliveira

Voltar